Congresso homenageia ex-reitor da UFRJ Aloísio Teixeira — Rádio Senado

Congresso homenageia ex-reitor da UFRJ Aloísio Teixeira

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU, EM SESSÃO SOLENE NESTA SEXTA-FEIRA, O EX-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ALOISIO TEIXEIRA.  

LOC: A LUTA DO PROFESSOR PELA INCLUSÃO SOCIAL E PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR FOI DESTACADA POR PARLAMENTARES E CONVIDADOS DURANTE A HOMENAGEM. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Nascido em 1944, Aloisio Teixeira entrou para o Partido Comunista Brasileiro no início dos anos 1960. Ele militou no movimento estudantil. Em 1969, foi preso e torturado pela ditadura militar. Foi professor e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro por dois mandatos, de 2003 e 2011. Durante sua gestão, ampliou os campos de atuação da Universidade, com a abertura de uma série de cursos de graduação e pós-graduação, incluindo programas de mestrado, doutorado e especialização. O ex-reitor faleceu em julho deste ano. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, que presidiu a sessão, afirmou que a busca por um país mais justo e desenvolvido marcou a trajetória de Aloísio Teixeira. 

(Lindbergh Farias) Eu era admirador do professor Aloisio Teixeira, não só pelo seu trabalho à frente da UFRJ, mas pelo intelectual que era, pensar o Brasil como um todo, conceito de desenvolvimento, não era só crescimento, era inclusão social, as defesas das conquistas do Estado de bem-estar social. 

(Repórter) A deputada Jandira Feghali, do PC do B do Rio de janeiro, que foi amiga do professor Aloísio Teixeira, também homenageou o ex-reitor na sessão do Congresso. 

(Jandira Feghali) Ele sempre dizia com muita força que o maior legado dele na educação brasileira e particularmente na UFRJ era a democratização do acesso à universidade. Esse legado da democratização do acesso foi muito forte, como uma meta da sua gestão. Ele dizia isso sempre com muita força, com muita alegria. 

(Repórter) Entre os convidados da sessão solene desta sexta-feira estavam professores e funcionários da UFRJ, e também familiares de Aloísio Teixeira. Além de professor e reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira ocupou diversos cargos públicos, em órgãos como Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Fazenda e Ministério da Previdência e Assistência Social.
14/12/2012, 04h44 - ATUALIZADO EM 14/12/2012, 04h44
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00