Aviação brasileira precisa de gestão mais técnica, avalia subcomissão — Rádio Senado

Aviação brasileira precisa de gestão mais técnica, avalia subcomissão

LOC: O SETOR DA AVIAÇÃO NO BRASIL CONTRIBUI PARA A GERAÇÃO DE MILHÕES DE EMPREGOS, MAS A GESTÃO PÚBLICA PRECISA SER MAIS TÉCNICA. 

LOC: ESTA É UMA DAS CONCLUSÕES DA SUBCOMISSÃO DA AVIAÇÃO CIVIL, QUE JÁ TRABALHA EM SEU RELATÓRIO FINAL. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O senador Vital do Rego do PMDB da Paraíba já trabalha no Relatório Final para a Subcomissão da Aviação Civil. A reunião desta sexta-feira foi presidida pelo senador João Costa do PPL de Tocantins, que entende que um dos focos das propostas do Senado deve ser na fixação de regras para que apenas nomes técnicos e com experiência comprovada no setor possam ocupar postos de direção em órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil. 

(JOÃO COSTA): O que nós vamos decidir aqui vai chegar ao Governo. A sensação que eu tenho é que eles estão colocando um civilista pra ser diretor de presídio. Não adianta. São pessoas notáveis mas que estão no lugar errado, não tem sensibilidade de aviação. São pessoas boas, corretas, probas mas que infelizmente estão no lugar errado. 

(REP): Este foi o foco generalizado durante a reunião. Um exemplo partiu do representante do Sindicato das Empresas de Táxi Aéreo, Wolner Aguiar. 

(VOLNEI AGUIAR): A gente sente, eu percebo agora vendo os colegas falando e as conseqüências que todos nós da aviação estamos sofrendo. O diagnóstico tá mais do que feito aqui. Má gestão, pessoas não compromissadas, incompetentes no bom sentido da palavra no modal aviação tomando decisões, afetando milhares e milhares de pessoas. 

(REP): Também o engenheiro de transportes e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Respício Antonio, pediu que o Senado estabeleça regras mais rígidas para a indicação de nomes que vão compor a diretoria de órgãos de controle da aviação no país.  

(RESPÍCIO ANTONIO): Se ele só for honesto mas não tiver as outras virtudes e qualidades, ele não consegue ter compromisso e comprometimento. Esse compromisso e esse comprometimento da altíssima autoridade, de quem está lá nos cargos de decisão, de elaboração de política hoje em dia falta na aviação. 

(REP): Um estudo da IATA prevê que o Brasil em 2014 deve ser o quarto país no mundo em transporte aéreo de passageiros. No ano passado os aviões transportaram mais passageiros que os ônibus no mercado doméstico. O relatório do senador Vital do Rego na Sub Comissão de Aviação Civil deve ser apresentado até o final do ano.
14/12/2012, 00h27 - ATUALIZADO EM 14/12/2012, 00h27
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