CDH vai ajudar o MP a organizar encontros entre ciganos e ministérios — Rádio Senado

CDH vai ajudar o MP a organizar encontros entre ciganos e ministérios

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA VAI AJUDAR O MINISTÉRIO PÚBLICO A ORGANIZAR ENCONTROS ENTRE OS REPRESENTANTES DOS CIGANOS E DIVERSOS MINISTÉRIOS.

LOC: A DECISÃO É RESULTADO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DESTA QUARTA FEIRA. A INTENÇÃO É COMBATER O PRECONCEITO E GARANTIR A CIDADANIA DESSAS COMUNIDADES PRESENTES EM TODO O PAÍS .A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS 

TÉC. A Comissão de Direitos Humanos do Senado vai ajudar o Ministério Público a organizar reuniões setorizadas entre lideranças ciganas e diversos ministérios para garantir todos os seus direitos como cidadãos brasileiros. A decisão foi resultado da Audiência Pública que aconteceu a partir do requerimento apresentado pelo senador Paulo Paim, do PT do rio Grande de sul, presidente da comissão. Entre os diversos expositores, o fundador do Centro de Cultura Cigana de Curitiba, o ator João Cláudio Yanovitch, destacou que o desconhecimento sobre a cultura do seu povo é generalizada. 

(João Claudio Ianovitch) sentimos que o estado tem uma grande ignorância em relação aos ciganos. A ignorância é completa, existem lendas mitos de nos atrapalham, dizem que os ciganos roubam criança, butijão de gás e rouba do varal, nós só não lesamos o erário publico. Isso fica por conta de outras etnias

(Ana) O preconceito foi apontado por todos os expositores como um dos maiores problemas para a inserção cidadã dos ciganos. Todos mencionaram dificuldades em obter os direitos básicos como documentos, matrícula em escola, atendimento médico e acesso a benefícios governamentais. O senador Paulo Paim propôs aos participantes a elaboração de um estatuto do povo cigano, como forma de garantia para que tenham seus direitos respeitados. 

( Paulo Paim) A constituição é o arcabouço geral, como tem a convenção da ONU de diversos temas, por exemplo a convenção da pessoa com deficiência. a convenção é universal, o estatuto ele baliza a legislação no país. Por isso que deixo para reflexão.

(Ana) Os participantes destacaram que cada etnia cigana presente no Brasil vive problemas e necessidades que variam conforme a região e que essas diferenças precisam ser consideradas na hora da elaboração de leis e políticas públicas. Entre as diversas sugestões apresentadas na comissão está o treinamento de policiais para evitar os casos de preconceito contra os ciganos.
12/12/2012, 00h51 - ATUALIZADO EM 12/12/2012, 00h51
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00