Comissão mista aprova MP que reduz preço da energia — Rádio Senado

Comissão mista aprova MP que reduz preço da energia

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PREVÊ A REDUÇÃO NAS CONTAS DE LUZ A PARTIR DO ANO QUE VEM SEGUIU PARA A VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.  

LOC: O TEXTO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO ESPECIAL. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A Medida Provisória 579 prevê a redução de cerca de 20% no valor das contas luz a partir de fevereiro de 2013. Além disso, trata da prorrogação das concessões públicas do setor elétrico. O relator do MP na Comissão Mista, o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, defendeu a aprovação rápida desta medida no Congresso Nacional. Ele apresentou dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, que demonstram como a economia brasileira pode se beneficiar com a proposta. 

(Renan Calheiros) Para cada um real que se abate na conta da luz, nós temos como consequência o crescimento do produto interno bruto de 8,75%, quase 9%. 

(Repórter) Uma parcela da oposição queria mais tempo para discutir a MP 579 na Comissão Especial. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, explicou que um debate mais amplo poderia resultar, inclusive, em uma queda maior no preço da energia elétrica. 

(Aécio Neves) Retire-se o PIS/Cofins e demais encargos federais e aí sim nós teremos com muita tranquilidade o Brasil pagando menos na conta de luz e as empresas gerando energia, internando capitais externos para que nós possamos garantir o crescimento do país em patamares mais aceitáveis do que os atuais. 

(Repórter) O senador Renan Calheiros disse que acatou cerca de cinquenta sugestões de mudanças ao texto da medida provisória. A proposta segue agora para análise na Câmara dos Deputados. Se aprovada naquela Casa será encaminhada para o Senado Federal. A votação final da MP, no entanto, só deve acontecer no ano que vem.
11/12/2012, 05h46 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 05h46
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00