Brasileiros que se destacaram na defesa dos direitos humanos receberão prêmio — Rádio Senado

Brasileiros que se destacaram na defesa dos direitos humanos receberão prêmio

LOC: CINCO BRASILEIROS QUE SE DESTACARAM NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS VÃO RECEBER NESTA TERÇA-FEIRA A COMENDA DOM HÉLDER CÂMARA.
 
LOC: ENTRE AS PERSONALIDADES ESCOLHIDAS ESTÃO O ARCEBISPO EMÉRITO DE SÃO PAULO DOM PAULO EVARISTO ARNS E O LÍDER CAMPONÊS MANOEL DA CONCEIÇÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) Essa é a terceira edição da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, uma premiação criada pelo Senado em 2010, para homenagear, a cada ano, pessoas que contribuíram para a defesa dos direitos humanos no Brasil. A escolha das personalidades que vão receber a comenda é feita por um conselho, formado por 15 senadores e presidido pelo senador Inácio Arruda. O parlamentar do PCdoB do Ceará foi quem anunciou os nomes que vão receber a comenda em 2012.

(Inácio Arruda) Dom José Maria Pires, conhecido no nosso País como Dom Pelé, um dos bispos mais destacados na luta pelos direitos humanos e contra a ditadura militar; Dom Paulo Evaristo Arns, uma personalidade destacada na defesa dos direitos humanos e na vida política brasileira, no Brasil, na América do Sul e no mundo; Felício Pontes Júnior; João Baptista Herkenhoff; e Manuel da Conceição.
 
(Repórter) Felício Pontes Júnior é procurador da República no Pará, com atuação destacada na proteção do meio ambiente e na defesa dos direitos indígenas. João Batista Herkenhoff é advogado e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, militante na área de direitos humanos desde o período da ditadura militar e autor de livros sobre o tema. Já Manoel da Conceição é líder camponês, nascido no Maranhão, reconhecido por sua luta em defesa da reforma agrária. Podem indicar candidatos à comenda as entidades governamentais e não-governamentais ligadas à defesa e promoção dos direitos humanos, os deputados e os senadores. A sessão do Senado para a entrega da comenda terá início às 11 horas da manhã desta terça-feira.
10/12/2012, 04h05 - ATUALIZADO EM 10/12/2012, 04h05
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00