Brasil está pronto para vaga permanente na ONU, avaliam embaixadores — Rádio Senado

Brasil está pronto para vaga permanente na ONU, avaliam embaixadores

LOC: O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA ASSUMIR UMA VAGA PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA PELOS EMBAIXADORES APROVADOS PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL PARA REPRESENTAR O BRASIL NO ONU E NO CHILE. NO ENTANTO, O ASSUNTO NÃO É CONSENSO ENTRE OS SENADORES. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores, os embaixadores destacaram a crescente importância e influência do Brasil no cenário internacional. Também explicaram que o país é reconhecido por sua estabilidade econômica e democrática, liderança em questões ambientais, tradição pacífica e sociedade plural. Argumentaram ainda que a atuação internacional do Brasil é pautada pelos princípios constitucionais da não intervenção, da defesa da paz e da solução pacífica dos conflitos. Segundo o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, aprovado para representar o Brasil na Organização das Nações Unidas, o país está preparado para assumir uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. 

(Machado) Um conselho que seja portanto mais representativo da realidade de 193 estados membros. E assim dar uma visão ,uma pluralidade de pontos de vista e portanto mais legitimidade às decisões daquele conselho. O Brasil tem todas as credenciais para tanto 

(REPÓRTER) Já o embaixador Georges Lamaziere, aprovado para representar o Brasil no Chile, destacou as excelentes relações comerciais, culturais e de confiança entre os dois países, e explicou que o Chile tem manifestado apoio ao ingresso do Brasil como integrante permanente no Conselho de Segurança da ONU. No entanto, o assunto não é consenso entre os senadores. Para Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a nova responsabilidade pode trazer mais problemas que benefícios. 

(Cristovam) Nós cometemos um erro ao termos uma obsessão por uma cadeira permanente no Conselho de segurança das Nações Unidas. A meu ver está cobrando custos muitos altos nas nossas relações bilaterais e no fim vai trazer um problema sério de defendermos posições nem sempre simpáticas

(REPÓRTER) Durante o debate, os embaixadores e senadores também reafirmaram o apoio integral do Brasil à entrada da Palestina como estado observador da ONU. Para eles, a iniciativa é um passo fundamental para buscar a paz na região.
29/11/2012, 01h10 - ATUALIZADO EM 29/11/2012, 01h10
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00