Subcomissão debate negociação salarial dos trabalhadores do setor — Rádio Senado

Subcomissão debate negociação salarial dos trabalhadores do setor

LOC: A NEGOCIAÇÃO SALARIAL DOS TRABALHADORES DA AVIAÇÃO FOI TEMA DE UMA AUDIENCIA PUBLICA NA SUBCOMISSÃO DE AVIAÇÃO CIVIL DO SENADO FEDERAL.

LOC: A EXPECTATIVA DO GOVERNO, DOS TRABALHDORES E COMPANHIAS AÉREAS É CHEGAR A UM ACORDO SEM PREJUDICAR OS PASSAGEIROS. A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A data base dos trabalhadores do setor de aviação civil é dia primeiro de dezembro e coincide com a movimentação típica das festas de final de ano e início de férias escolares. Uma ameaça de greve dos trabalhadores poderia provocar um caos na aviação. Para conhecer a situação dos trabalhadores, a subcomissão de aviação civil convidou representantes dos trabalhadores, empresas e do governo para discutir a situação. O representante do sindicato nacional das empresas do setor, Odilon Junqueira, disse aos senadores que o sindicato patronal já propôs a mudança do prazo final das negociações salariais.
 
(Odilon Junqueira) Isso tem sido um problema uma vez que você tem essa pressão numa data tão importante pra sociedade brasileira.

(Repórter) Para o Ministério Público do Trabalho e para os trabalhadores do setor, a negociação salarial próxima do final do ano é uma forma de sensibilizar a sociedade para as dificuldades da categoria. Graziela Baggio, representante dos sindicatos dos aeroviários, mencionou casos de demissões em massa, aumento da jornada de trabalho e diminuição das tripulações nos voos.

(Graziela Baggio) Porque é difícil de ante de toda essa pressão que o setor vem vivendo nos últimos anos, essa s pessoas tem visto a sua situação de trabalho precarizadas constantemente, isso é um fato.

(Repórter) O senador João costa, do PPL de Tocantins, disse ser favorável à discussão aprofundada do assunto para que se chegue a uma solução que não prejudique os usuários do transporte aéreo.
 
(João Costa) Penso que juntos não só os 2 sindicatos e os dois grupos, mas os 2 grupos, o governo federal este parlamento...é preciso conversar e encontrar uma solução que vai nos afastar do caos aero, do desemprego e vai proporcionar uma melhor condição de vida pra todos. 

(Repórter) Os sindicatos dos trabalhadores pedem reajuste de 10 % para os aeroviários e 11,4% para os aeronautas. Mais quatro rodadas de negociações entre patrões e empregados estão previstas para acontecer até o final do ano.
27/11/2012, 02h54 - ATUALIZADO EM 27/11/2012, 02h54
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00