Associação defende criação de fundo público para garantir funcionamento — Rádio Senado

Associação defende criação de fundo público para garantir funcionamento

LOC: AS TVS COMUNITÁRIAS DEFENDEM A CRIAÇÃO DE UM FUNDO PÚBLICO PARA GARANTIR O FUNCIONAMENTO DESTAS EMISSORAS NO PAÍS.  

LOC: A POSIÇÃO FOI DEFENDIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SOBRE O PAPEL DESTES CANAIS NA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: A Comissão de Direitos Humanos foi palco da abertura do Oitavo Congresso Nacional da Associação Brasileira de Canais Comunitários. Os representantes de diversas emissoras e entidades apresentaram uma série de reivindicações para o setor. A principal delas é a necessidade de garantir recursos para que as TVs comunitárias possam financiar sua produção, treinar seus funcionários e se adequar às novas tecnologias. Para isso, eles defenderam a criação de um Fundo Nacional de Apoio e Desenvolvimento de TVs Comunitárias, além da possibilidade de comercialização de publicidade, pública e privada. O Presidente da CDH, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lamentou a falta de políticas específicas para este segmento da comunicação. 

(Paim) Não existe no Brasil uma política a comunicação voltada para as Tvs comunitárias e rádios comunitárias. A comunicação brasileira só é vista na visão lucro, ou do comércio. A comunicação tão necessária ao povo brasileiro fica em segundo plano 

(Repórter) O vice-presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários, Paulo Miranda, explicou que as cerca de oitenta TVs comunitárias que existem no Brasil trabalham em condições precárias.

(Miranda) Oitenta canais no Brasil. Todos capengas, uma cadência muito grande equipamento, de produção cultural. Esta grande falta de apoio do Legislativo brasileiro e do governo. A gente passa desde a falta de dinheiro para pagar uma conta de água e de luz na TV até este enfrentamento com os grandes os conglomerados

(Repórter) O representante da Empresa Brasileira de Comunicação, Ricardo Lima, disse que as TVs Comunitárias deveriam se mobilizar politicamente para receber parte do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, que atualmente conta com cerca de um bilhão e trezentos milhões de reais. Há uma série de propostas em análise no Congresso Nacional que buscam financiar o trabalho destas emissoras. Entre elas, uma estabelece que o BNDES deve oferecer empréstimos para a melhoria tecnológica das rádios e TVs comunitárias. Outra iniciativa permite o repasse de recursos previstos na Lei de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, às rádios comunitárias.
26/11/2012, 11h41 - ATUALIZADO EM 26/11/2012, 11h41
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00