Senadores querem adiar entrada em vigor do novo acordo ortográfico — Rádio Senado

Senadores querem adiar entrada em vigor do novo acordo ortográfico

LOC: SENADORES QUEREM PEDIR AO GOVERNO FEDERAL QUE ADIE O PRAZO DE ENTRADA EM VIGOR DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

LOC: ELES APRESENTARAM UM PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO NA TENTATIVA DE SOLUCIONAR CONTROVÉRSIAS LEVANTADAS POR GRAMÁTICOS E TAMBÉM POR OUTROS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA SOBRE O ACORDO. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, as divergências existentes entre os textos do acordo assinado em 1990, e do vocabulário ortográfico prejudicam a padronização pretendida, como foi demonstrado em duas audiências públicas realizadas no Senado com professores e estudiosos da língua portuguesa. Na audiência, promovida pela Comissão de Educação do Senado, os professores afirmaram haver inadequação do acordo aos padrões didáticos atuais, desvalorizando o raciocínio e o entendimento do aluno. Angola e Moçambique, por exemplo, optaram por não implementar o acordo, por enquanto, alegando que a existência de regras confusas, listas de exceções, incoerências e contradições fortalecem o argumento de que “nem os professores de português aprendem tais regras”. Ana Amélia destaca que Portugal prorrogou para 2015 o prazo da entrada em vigor do acordo – enquanto no Brasil a previsão é já para janeiro de 2013 

(ANA AMÉLIA )não é que nós estejamos querendo anular o acordo, não, o acordo tem que ser preservado, o que estamos propondo por esse projeto de resolução é que haja dilatação do prazo em vigor que é janeiro de 2013. Para pelo menos acompanhar Portugal, porque teremos um gesto de boa vontade com os portugueses, com os acadêmicos e professores de português... Algum ajuste pequeno pode ser feito. 

(REP) Ela informou que na próxima terça-feira terá uma audiência com a ministra chefe da casa civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, para tratar da possível ampliação do prazo – que depende agora de uma decisão do executivo.
23/11/2012, 00h11 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 00h11
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00