Paim quer garantir reajuste real para aposentados — Rádio Senado

Paim quer garantir reajuste real para aposentados

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, QUER GARANTIR, NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, REAJUSTE REAL PARA OS APOSENTADOS EM 2013. 

LOC: ELE COBROU O CUMPRIMENTO DE UM ACORDO FEITO NO ANO PASSADO PARA QUE ESSE REAJUSTE FOSSE INCLUÍDO NO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DO PRÓXIMO ANO. CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Na última terça-feira, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou o relatório preliminar do projeto de lei orçamentária para o ano que vem. Atualmente, o projeto está na fase de recebimento de emendas parlamentares, que são sugestões de deputados e senadores para a aplicação dos recursos federais. Para o senador Paulo Paim, é fundamental que entre esses investimentos esteja o pagamento de um reajuste real para os aposentados do regime geral da Previdência. Durante a discussão do relatório preliminar, o senador pelo PT gaúcho lembrou que houve uma negociação entre os partidos no sentido de que essa questão seria incluída na peça orçamentária de 2013. Paim cobra, agora, o cumprimento do acordo. 

(Paulo Paim) No fim do ano passado, na discussão da peça orçamentária, no plenário, eu diria antevéspera do Natal, fizemos um acordo com todos os líderes, que aquele ano não era possível, mas nesse ano todos trabalhariam para ter um reajuste para os aposentados do regime geral da Previdência. E é natural que neste ano nós estejamos aqui com o objetivo de que o acordo seja cumprido. 

(Repórter) Segundo Paulo Paim, é incorreto afirmar que não existem recursos para o reajuste das aposentadorias. 

(Paulo Paim) Estou falando aqui do regime geral da previdência, de um orçamento que é superavitário acima de R$ 13 bi por ano. Se pegarem a retrospectiva histórica nessa área não tem déficit. Eu chego a dizer e repito, que eu renuncio ao meu mandato de senador que tem déficit no regime geral da Previdência urbana, que é isso que estou tratando. 

(Repórter) Atualmente estão sendo preparados os relatórios setoriais do projeto da lei orçamentária federal para o ano que vem, etapa na qual devem ser sugeridos, entre outros itens, os percentuais de reajustes de salários do funcionalismo e também das aposentadorias. O Congresso Nacional deve concluir e aprovar, até dezembro, o projeto do Orçamento Geral da União para o próximo ano.
23/11/2012, 04h31 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 04h31
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00