CPI marca leitura de relatório final para próxima quarta-feira — Rádio Senado

CPI marca leitura de relatório final para próxima quarta-feira

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA ADIA MAIS UMA VEZ A LEITURA DO RESUMO DO RELATÓRIO FINAL PARA O DEPUTADO ODAIR CUNHA NEGOCIAR MUDANÇAS. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR VITAL DO RÊGO, DO PMDB DA PARAÍBA, MARCOU A LEITURA DO TEXTO PARA A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Sob o argumento de que precisa de mais tempo para fazer mudanças ao relatório final da CPI Mista do Cachoeira, o deputado Odair Cunha, do PT mineiro, pediu o adiamento da leitura do resumo de seu parecer nessa quinta-feira. Ele está conversando com os colegas da Comissão para fazer ajustes que garantam a aprovação do relatório. 

(Odair) Foi adiado para mais uma vez fazermos o exercício do diálogo sobre o conteúdo do nosso relatório. Queremos apresentar um relatório que seja o pensamento médio da Comissão. A opinião do relator está manifesta no parecer. Quero produzir um diálogo que tenha um relatório que seja da maioria da Comissão. 

(REPÓRTER) Entre os pontos polêmicos está um pedido para que o Conselho Nacional do Ministério Público Federal apure a conduta do procurador-geral da República. Roberto Gurgel é acusado de ter segurado as investigações do esquema de corrupção do contraventor Carlos Ramos, iniciadas em 2009 pela Polícia Federal, que, retomadas neste ano na Operação Monte Carlo, motivaram a criação da CPI. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, citou ainda o pedido de indiciamento do jornalista Policarpo Júnior e a exclusão da lista de políticos mencionados nas investigações, como os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, por contratos com empresas ligadas a Cachoeira, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, por obras do estado realizadas pela construtora Delta, que repassou recursos para empresas fantasmas 

(Randolfe) Não podemos nos cumpliciar com o feito que coloca jornalistas e em especial a Procuradoria Geral da República como foco das investigações. E esquece os governadores que se envolveram com Fernando Cavendish e não faz o devido indiciamento de Cavendish. 

(REPÓRTER) O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, marcou para a próxima quarta-feira a leitura do resumo do relatório final, que tem cerca de 300 páginas. Após a discussão, os integrantes da Comissão deverão votar as conclusões no início de dezembro.
22/11/2012, 00h58 - ATUALIZADO EM 22/11/2012, 00h58
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00