CCT aprova recursos para pesquisas em remédios de doenças raras — Rádio Senado

CCT aprova recursos para pesquisas em remédios de doenças raras

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU O PROJETO QUE DESTINA RECURSOS PÚBLICOS PARA PESQUISA DE MEDICAMENTOS DESTINADOS AO TRATAMENTO DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, COMO DENGUE, LEISHMANIOSE E CHAGAS. 

LOC: A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NÃO FAZ INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA O TRATAMENTO DESSAS PATOLOGIAS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou o projeto que garante recursos para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para tratar doenças raras e negligenciadas. O texto foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as doenças negligenciadas, como a malária, leishmaniose e chagas, matam um milhão de pessoas por ano. Elas recebem essa qualificação porque atingem populações carentes de países subdesenvolvidos. Já as doenças raras são aquelas que atingem um indivíduo a cada grupo de dois mil habitantes, como a fibrose cística ou deficiências hormonais do crescimento. A indústria farmacêutica não investe no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes para o tratamento por causa do baixo retorno financeiro. O senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, relator da proposta, acredita que a medida vai corrigir uma distorção do mercado.

(Sergio Souza) O desinteresse comercial dos laboratórios privados da pesquisa cientifica e tecnológica para o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças raras e negligenciadas constitui uma falha de mercado das mais cruéis. 

(Repórter) A proposta aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia destina trinta por cento do Fundo Setorial de ciência e tecnologia da área de saúde, o CT Saúde, para a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para as doenças raras e negligenciadas. Com a aprovação na CCT, o projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais.
21/11/2012, 11h54 - ATUALIZADO EM 21/11/2012, 11h54
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00