Congresso comemora centenário de nascimento de Augusto do Prado Franco — Rádio Senado

Congresso comemora centenário de nascimento de Augusto do Prado Franco

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PRESTOU HOMENAGEM NESTA SEGUNDA-FEIRA AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO EX-SENADOR E EX-DEPUTADO FEDERAL POR SERGIPE, AUGUSTO DO PRADO FRANCO. 

LOC: O REPÓRTER NILO BAIRROS ACOMPANHOU A SESSÃO SOLENE E TRAZ MAIS INFORMAÇÕES: 

(Repórter) Augusto do Prado Franco, que nasceu em 4 de setembro de 1912 no município de Laranjeiras, foi governador de Sergipe, nomeado pelo presidente Ernesto Geisel. Ele ainda exerceu as atividades de médico, banqueiro e empresário. Mas seu maior legado foram as idéias ligadas ao desenvolvimento estadual, como a da adutora do Rio São Francisco e do Porto de Sergipe. Autor do requerimento que originou a sessão, o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, destacou o papel de Augusto de Franco nessas conquistas: 

(Eduardo Amorim) Em todos os ramos da atividade empresarial, doutor Augusto se destacou por incorporar a inovação e o planejamento como características principais de conduta. A atividade empresarial estimulou, portanto, a formação do político visionário, que antecipou na experiência parlamentar, sobretudo aqui no Senado, as virtualidades e os projetos estruturantes que propôs e implementou no estado de Sergipe. 

(Repórter) E o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, lembrou sua convivência com Augusto Franco, que, junto com Sarney, foi eleito para o Senado em 1970, nove anos antes de assumir o governo de Sergipe:

(José Sarney) Foi um governador popular, que até hoje é lembrado pelo povo, pela forma como governava, com as portas abertas do palácio, para ouvir as reivindicações de todos. Ele foi deputado federal, foi senador da República, e manteve-se por muitos anos como um dos líderes políticos dos maiores que havia nos estados do Brasil. 

(Repórter) Pai do também ex-governador de Sergipe, Albano Franco, Augusto Franco ainda se destacou como empresário nos setores agropecuário, têxtil e de Comunicação.
19/11/2012, 07h24 - ATUALIZADO EM 19/11/2012, 07h24
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00