Aposentados cobram votação da proposta do fim do fator previdenciário — Rádio Senado

Aposentados cobram votação da proposta do fim do fator previdenciário

LOC: APOSENTADOS COBRARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO, A VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE ACABA COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO.
 
LOC: O PROJETO ESTÁ EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, ONDE HÁ UM COMPROMISSO PARA QUE SEJA VOTADO NESTA SEMANA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O fim do fator previdenciário - um mecanismo que reduz o valor do salário no momento da aposentadoria - já foi aprovado uma vez pelo Congresso Nacional, mas vetado pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova proposta com o mesmo objetivo foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. O autor do projeto e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que o presidente da Câmara, Marco Maia, se comprometeu a colocar a proposta em votação após as eleições municipais.

(Paulo Paim) Há um compromisso da Câmara dos Deputados, compromisso assumido nos palanques, na rua, de que esse tema seria votado esta semana. Eu estou na expectativa dessa votação. E vamos também ver se conversamos com o próprio relator da peça orçamentária, que é o senador Romero Jucá, sobre o reajuste do aposentado para 1º de janeiro, já que no fim do ano passado havia o compromisso de os líderes trabalharem para este ano ter um aumento.
 
(Repórter) Alcides dos Santos Ribeiro, presidente da Federação das Associações de Aposentados de Mato Grosso do Sul, destacou que os inativos que ganhavam acima do salário mínimo são os maiores prejudicados pelo fator previdenciário.

(Alcides dos Santos Ribeiro) Quem se aposentou com quatro, cinco salários hoje está ganhando já beirando a um salário mínimo. É verdadeiramente achatar e fazer com que o idoso não tenha aquela vida que ele planejou.

(Repórter) Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, cobrou a participação dos trabalhadores na mobilização pelo fim do fator.

(Warley Martins Gonçalles) O fator previdenciário só vai ter fim se as centrais se reunir com a Cobap junto e falar assim: Nós queremos isso. E mobilizar o trabalhador e trazer o trabalhador pra cá. Não adianta, a Câmara não vai votar. Porque o fator é do trabalhador, que está perdendo muito dinheiro, quando se aposenta.

(Repórter) Outro ponto criticado pelos aposentados é a desoneração da folha de pagamento, que de acordo com eles tira recursos da Previdência. Eles pedem que o governo dê outro tipo de incentivo para os empresários.
19/11/2012, 00h36 - ATUALIZADO EM 19/11/2012, 00h36
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00