Senadores cobram garantia de saneamento a toda população — Rádio Senado

Senadores cobram garantia de saneamento a toda população

LOC: SENADORES COBRARAM MAIS EMPENHO DOS GOVERNANTES PARA GARANTIR SANEAMENTO BÁSICO A CEM POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
 
LOC: A COBRANÇA FOI FEITA APÓS O IBGE DIVULGAR QUE MENOS DE UM TERÇO DAS CIDADES BRASILEIRAS CONTAM COM UMA POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO. REPORTER CELSO CAVALCANTI.

(Repórter) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de quatro mil cidades, ou mais de 71% dos municípios do país, não respeitam a Lei Nacional de Saneamento Básico, publicada há mais de cinco anos. Aproximadamente metade das prefeituras não contam sequer com um órgão responsável por fiscalizar a qualidade da água oferecida à população. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que é médico, adverte que investir em saneamento básico é fundamental para garantir qualidade de vida aos cidadãos, além de trazer redução significativa nos gastos com saúde pública.
 
(Mozarildo Cavalcanti) Eu diria que o saneamento básico é mais importante até do que as vacinas, porque funciona como uma espécie de vacina. Ele é uma ação que previne o aparecimento de doenças, principalmente na infância e naquelas pessoas mais idosas. Ao invés do que muito administrador pensa, que não faz obra de saneamento porque fica enterrada, ele ao fazer isso na verdade ele está evitando gastos no hospital, no posto de saúde, em outras formas.
 
(Repórter) Para o senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, é preciso que União, estados e municípios atuem de forma integrada com o objetivo de garantir saneamento básico em todo o território nacional.

(Inácio Arruda) Essa demanda tem que ser colocada como fator de desenvolvimento e qualidade de vida, isso gera emprego, isso melhora a qualidade de vida, e isso dá um outro perfil para as cidades brasileiras. Então os prefeitos têm que tomar isso em suas mãos, para fazer um grande movimento em torno dos governadores de estado, e também na presidência da República, estabelecendo metas para que a gente possa alcançar uma qualidade de vida adequada para o povo brasileiro.
 
(Repórter) Sancionada em 2007, a Lei Nacional de Saneamento Básico obriga todos os municípios do país a desenvolverem planos municipais de saneamento.
14/11/2012, 05h21 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 05h21
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00