Projeto determina que escolas ofereçam testes de visão e de audição — Rádio Senado

Projeto determina que escolas ofereçam testes de visão e de audição

LOC: GARANTIR QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TENHAM ACESSO A EXAMES VISUAIS E DE AUDIÇÃO.

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto vindo da Câmara dos Deputados que determina que as escolas ofereçam testes de visão e de audição todos os anos para os alunos das escolas públicas. O relator da proposta na comissão, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, destacou que os problemas de visão atingem cinco por cento dos estudantes em idade pré-escolar. Para o senador, a identificação precoce desses problemas aumenta a qualidade de vida e o interesse das crianças pela escola.
 
(Wellington Dias) Essa é uma época de detecção e correção oportunas com reflexo não só sobre a produção escolar como outros aspectos da vida das crianças acometidas.
 
(Repórter) Já o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, explicou que muitas vezes os casos de baixo rendimento e de evasão escolar acontecem porque as crianças com problemas visuais ou auditivos nunca passaram por um exame específico.
 
(Paulo Davim) As escolas não estão preparadas pra fazer esse diagnóstico e isso traz graves conseqüências pros alunos e justifica a alta evasão escolar pelos alunos que tem dificuldade de visão ou auditiva e a repetência escolar.

(Repórter) O projeto foi sugerido à Câmara dos Deputados pela estudante Martha Ramires de Souza, participante da primeira edição do programa Parlamento Jovem em 2004 e adotado pelo deputado Lobbe Neto. Com a aprovação na comissão de Assuntos Sociais, o projeto segue agora para análise da Comissão de Educação do Senado.
 
07/11/2012, 01h49 - ATUALIZADO EM 07/11/2012, 01h49
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00