Mulheres e jovens negros são as maiores vítimas da violência, diz pesquisa — Rádio Senado

Mulheres e jovens negros são as maiores vítimas da violência, diz pesquisa

LOC: UMA PESQUISA DO DATASENADO REVELA QUE, PARA A POPULAÇÃO, A VIOLÊNCIA ATINGE MAIS MULHERES E JOVENS NEGROS. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO RESSALTOU A CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO PALMARES E A APROVAÇÃO DE LEIS COMO INICIATIVAS QUE AJUDARAM OS NEGROS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Para 71% das pessoas ouvidas, o fato de ser negro influencia na quantidade de mortes. Elas atribuem o resultado ao racismo, uso de drogas, impunidade e à falta de escolaridade. O levantamento também revela que a morte de um jovem branco choca mais a sociedade do que a de um negro e que a questão racial afeta muito a vida das pessoas. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, resumiu os dados da pesquisa a um problema de cor. 

(Paulo Paim) Mais uma vez mostra que a violência e a pobreza têm cor neste país. E grande parte da sociedade, pela pesquisa, não assimila que isso é uma discriminação hedionda contra o povo negro. A partir da pesquisa, o Senado, o Legislativo, Executivo e Judiciário poderão fazer um trabalho de combate mais forte contra o preconceito que ainda existe contra o povo negro. 

(Repórter) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, ressaltou que dedicou sua vida política à causa negra ao citar a criação da Fundação Palmares e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e da Lei de Cotas. 

(José Sarney) O problema do negro no Brasil deveria ser resolvido pela ascensão social. Quem levantou a questão das cotas raciais foi eu porque foi assim que os Estados Unidos conseguiram avançar na participação dos negros nas decisões nacionais. E nós aqui no Brasil ficávamos nessa causa assistencialista de ficar com pena ou condenar e não tomar medidas efetivas. Precisamos tomar medidas efetivas. 

(Repórter) A ministra da Secretaria de Políticas da Igualdade Racial, Luiza Bairros, avalia que a pesquisa mostra uma indiferença da população com os negros, pois admite-se que eles são as principais vítimas da violência, mas nada é feito para mudar. 

(Luiza Bairros) Isso é por conta dos vários estereótipos e das imagens negativas que o racismo cola na pessoa negra. Na verdade, o racismo é uma tentativa de desumanização de grupos considerados inferiores. Se são inferiores, obviamente, morrer ou estar vivo não importa em absoluto. 

(Repórter) Segundo a pesquisa, esse quadro só vai mudar com investimentos em educação, campanhas educativas e com a aplicação das leis.
07/11/2012, 04h17 - ATUALIZADO EM 07/11/2012, 04h17
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00