Comitiva de senadores vai visitar índios Guarani-Kaiowá — Rádio Senado

Comitiva de senadores vai visitar índios Guarani-Kaiowá

LOC: UMA COMITIVA DE SENADORES VAI A MATO GROSSO DO SUL PARA VER DE PERTO A SITUAÇÃO DOS GUARANI-KAIOWÁ.

LOC: OS ÍNDIOS PODEM SER EXPULSOS DE SUAS TERRAS DEVIDO A UMA ORDEM DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE UMA FAZENDA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: Trinta famílias da etnia guarani-kaiowá foram notificadas a desocupar 40 hectares de terra no município de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A área é foco de uma disputa judicial entre os índios e fazendeiros. Segundo o Conselho Indigenista Missionário, os 170 guarani-kaiowá prometem lutar até a morte para continuarem no local. O conflito foi tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. E os senadores decidiram formar uma comitiva para ver de perto a situação na aldeia Passo Pirajú. Um dos líderes da etnia, Eliseu Kaiowá deu uma sugestão para que a visita seja produtiva.

(ELISEU) Na questão da visita dos senadores, eu gostaria, de como a gente tem experiência, por exemplo, várias autoridades, muitas vezes, quando vão para visitar, às vezes acontece que eles vão até a capital, a cidade, depois volta e fala que depois visita as aldeias.

(REPÓRTER) O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, prometeu aos índios que a comitiva deve passar dois dias na aldeia.

(DELCÍDIO) O que o Eliseu está dizendo é correto: vai na aldeia, é muito rápido, tem que voltar, e aí se perde uma excelente oportunidade no deslocamento de autoridades a essas aldeias. Então, eu acho que é absolutamente pertinente. Nós vamos combinar, Eliseu, com vocês para fazer realmente uma visita onde nós tenhamos condição de continuar esse debate. Porque a solução para esse conflito é o diálogo.

(REPÓRTER) Por sugestão do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, também deve participar da comitiva a presidente da Fundação Nacional do Índio, Marta Maria Azevedo.
05/11/2012, 11h00 - ATUALIZADO EM 05/11/2012, 11h00
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00