Presidente da estatal EPL defende reconstrução das ferrovias brasileiras — Rádio Senado

Presidente da estatal EPL defende reconstrução das ferrovias brasileiras

LOC: EM AUDIÊNCIA NO CONGRESSO, PRESIDENTE DA EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA DEFENDE RENASCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO.
 
LOC: E AFIRMA QUE OS INVESTIMENTOS COORDENADOS PELA NOVA ESTATAL NO SETOR DE TRANSPORTES VAI CHEGAR A 133 BILHÕES DE REAIS. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) A Comissão do Congresso que analisa a Medida Provisória que cria a EPL, Empresa de Planejamento e Logística, se reuniu com o engenheiro Bernardo Figueiredo, indicado pela presidente Dilma Rousseff para comandar a nova estatal. Bernardo Figueiredo aproveitou para mostrar os planos da empresa, que vai coordenar os investimentos no setor de transportes nos próximos anos. A soma de investimentos chega a 133 bilhões de reais. E um dos destaques será o que Bernardo Figueiredo chamou de "O renascimento das ferrovias no Brasil".

(Bernardo Figueiredo) Envolve a construção de 10 mil novos quilômetros de ferrovias. E não são qualquer 10 mil quilômetros de ferrovias. Nós temos um programa que constrói uma malha ferroviária nova e moderna que liga todas as regiões do país. Hoje nós temos um sistema ferroviário que 90% dele foi construído há mais de 100 anos. Nós não podemos ter um país em que o trem anda a 10 quilômetros por hora.
 
(Repórter) A intenção do presidente da Comissão, o senador Clésio Andrade do PMDB de Minas Gerais, é votar o relatório do deputado Henrique Fontana já nesta quarta-feira. Clesio, que também é presidente da Confederação Nacional dos Transportes, elogiou a iniciativa da presidente Dilma de criar a EPL.
 
(Clésio Andrade) Nas duas últimas décadas se perdeu a visão sistêmica. Acho que o ponto forte, fundamental da EPL além de tudo, dos projetos que representou, é resgatar esta visão sistêmica do transporte, que é fundamental até pra redução de custos e melhoria e eficiência deste sistema

(Repórter) Durante o encontro, Bernardo Figueiredo também confirmou que o edital para a construção do trem bala que vai ligar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro deve sair em 15 dias.
30/10/2012, 02h47 - ATUALIZADO EM 30/10/2012, 02h47
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00