Quase 22 mil eleitores justificaram o voto no DF — Rádio Senado

Quase 22 mil eleitores justificaram o voto no DF

LOC: QUASE 22 MIL ELEITORES JUSTIFICARAM O VOTO NO DISTRITO FEDERAL NESTE DOMINGO, DIA DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.
 
LOC: SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ PERDEU A JUSTIFICATIVA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ficou próxima do apurado. Vinte e um mil, 388 eleitores compareceram aos postos de justificativa no dia do segundo turno das eleições municipais. A diferença para o número de justificativas do primeiro turno - 98 mil e trezentas - era esperada, já que o universo de eleitores do segundo turno é bem menor. Dos mais de 5 mil e 500 municípios, 83 têm mais de 200 mil eleitores e poderiam ter ido para o segundo turno; e em apenas 50 deles nenhum dos candidatos obteve mais de metade dos votos na primeira votação. Os postos com maior número de justificativas no segundo turno foram os da Asa Norte, que somaram 3 mil, novecentas e sete; Asa Sul, 3 mil, trezentas e 96; e Águas Claras, 3 mil, duzentas e 56. Assim como no primeiro turno, o menor comparecimento foi em Brazlândia, que registrou 73 eleitores. Foram usadas 310 urnas no Distrito Federal no segundo turno, contra mais de 800 na etapa inicial. Segundo o presidente do TRE, o desembargador Mário Machado, nenhuma delas apresentou defeito, o que mostrou a eficiência e rapidez do sistema.

(Mário Machado) Esse procedimento foi feito já pensando-se nas futuras eleições de 2014. Então foi muito importante para o Tribunal porque serviu de teste para as futuras eleições. O sistema todo funcionou a contento, não houve substituição de urna alguma, todas funcionaram perteitamente e a transmissão foi feita em 38 minutos. E o número ficou dentro do que o Tribunal esperava, tudo correu sem qualquer incidente. E mais uma vez, um apelo para que aqueles que já residem em Brasília que procedam à transferência de seus títulos para o Distrito Federal.

(Repórter) O eleitor que não fez a justificativa no segundo turno tem até o dia 27 de dezembro para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Para isso, deve explicar sua ausência por escrito ao juiz da sua Zona Eleitoral, pelo correio ou por ofício entregue em qualquer cartório eleitoral. Há ainda a opção de pagar a multa, no valor de três reais e cinquenta e um centavos, para cada turno não justificado, também em qualquer cartório eleitoral.
28/10/2012, 06h39 - ATUALIZADO EM 28/10/2012, 06h39
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00