Com 53% dos votos válidos, Roberto Cláudio é eleito prefeito de Fortaleza — Rádio Senado

Com 53% dos votos válidos, Roberto Cláudio é eleito prefeito de Fortaleza

LOC: COM 53% DOS VOTOS VÁLIDOS, ROBERTO CLÁUDIO, DO PSB, FOI ELEITO NESTE DOMINGO PREFEITO DE FORTALEZA, CAPITAL DO CEARÁ. 

LOC: COM A VITÓRIA DE VIRADA, ROBERTO CLÁUDIO ENCERRA UM CICLO DE OITO ANOS DO PT. CONFIRA OS DETALHES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Médico sanitarista, Roberto Cláudio, do PSB, de 37 anos, tem uma carreira política recente. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010, quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. No primeiro turno das eleições, ele ficou em segundo lugar, atrás do candidato do PT, Elmano de Freitas, indicado pela ex-prefeita Luizianne Lins. Em quatro semanas, Roberto Claudio conseguiu tomar a dianteira, e ganhou as eleições no segundo turno com margem de seis pontos percentuais, uma diferença de 74 mil votos. A vitória de Roberto Claudio, que tinha o apoio do governador Cid Gomes, também do PSB, encerra um período de oito anos do PT na prefeitura. O prefeito eleito disse que o resultado foi possível porque o eleitor entendeu a proposta de renovação de seu partido. 

(Roberto Cláudio) A gente colocou frente a frente dois projetos, o projeto do PT aqui em Fortaleza, da prefeita Luizianne Lins, que teve dificuldades em cumprir compromissos, realizar obras. E de outro lado o projeto do PSB de governo do estado, liderado pelo governador Cid, que foi um projeto empreendedor, que produziu mudanças importantes na educação, na saúde, na infraestrutura do estado do Ceará e também aqui de Fortaleza. Eram dois candidatos, eram dois projetos, eram dois grupos políticos, mas sobretudo eram duas mensagens distintas: uma de continuidade e uma outra de renovação. 

(Repórter) Roberto Claudio disse que o primeiro desafio de seu mandato, que começa em 1º de janeiro de 2013, será melhorar o atendimento da rede de saúde da capital cearense. 

(Roberto Cláudio) Eu assumi um compromisso aqui nessa campanha de ter como primeira tarefa frequentar todos os postos de saúde de Fortaleza, que estão em situação precária, que é pra poder já no primeiro mês resolver impasses de infraestrutura, de pessoal, de insumos hospitalares, para que os postos de saúde pudessem voltar a funcionar e funcionar bem. Obviamente, sem esquecer de todo um conjunto de outras preocupações que devam ser iniciadas, na educação, na infraestrutura, na mobilidade urbana, e na própria gestão da cidade. 

(Repórter) O prefeito eleito de Fortaleza disse ainda que pretende implementar, em seis meses de mandato, o bilhete único do transporte público, que vai permitir, com o mesmo valor da passagem atual, que o passageiro troque de ônibus e linha sem custos adicionais.
28/10/2012, 09h04 - ATUALIZADO EM 28/10/2012, 09h04
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00