Luiz Henrique pede que Congresso vote com urgência o projeto — Rádio Senado

Luiz Henrique pede que Congresso vote com urgência o projeto

LOC: LUIZ HENRIQUE PEDE QUE CONGRESSO VOTE COM URGÊNCIA A REFORMA POLÍTICA.
 
LOC: O SENADOR AFIRMA QUE O JULGAMENTO DO MENSALÃO PELO STF É RESULTADO DE UM SISTEMA POLÍTICO FALIDO. REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) Na opinião do senador Luiz Henrique, do PMDB catarinense, o que está atualmente no banco dos réus do STF, o Supremo Tribunal Federal, é o sistema político nacional e a forma de arrecadação das campanhas eleitorais.
 
(Luiz Henrique) A causa, o motivo, o pano de fundo das ações que estão sendo objeto de julgamento na mais alta Corte do País, a causa principal, a causa fundamental é o sistema político nacional. Começando pela forma, pela maneira esdrúxula, esquiva, inadequada, inaceitável com que são financiadas as eleições nesse país. 

(Repórter) Em pronunciamento no Senado, Luiz Henrique disse esperar que as lideranças do Congresso dêem um basta nas doações de empresas a candidatos. O senador acredita que o financiamento público exclusivo das campanhas vai reduzir em 90 por cento dos custos das eleições no país, e defendeu que essa mudança seja acompanhada de outras medidas, como a adoção de debates e programas ao vivo em vez dos programas atuais, dominados pelos marqueteiros. Luiz Henrique também prega o fim das eleições de dois em dois anos.
 
(Luiz Henrique) A Reforma Política deve vir estabelecendo mandatos iguais de cinco anos, e eleições coincidentes a cada cinco anos, para que os governos possam se planejar, para que a Nação possa se pensar, repensar, para que se possam fazer programas de médio e longo prazo, para que uma palavra perdida dos dicionários políticos chamada "planejamento" possa voltar aos dicionários das ações governamentais. 

(Repórter) Ainda segundo Luiz Henrique, o Brasil precisa fortalecer a democracia e a tradição partidária por meio da adoção do sistema de listas, em que o partido anuncia previamente a ordem de candidatos que serão eleitos de acordo com o número de votos dados. O sistema de listas, assim como o financiamento público e as eleições gerais fazem parte de um conjunto de projetos em análise tanto pelo Senado quanto na Câmara dos Deputados.
23/10/2012, 04h55 - ATUALIZADO EM 23/10/2012, 04h55
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00