Estudo revela que mortalidade feminina no país caiu 12% em dez anos — Rádio Senado

Estudo revela que mortalidade feminina no país caiu 12% em dez anos

LOC: UM ESTUDO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE REVELOU QUE A MORTALIDADE FEMININA NO BRASIL CAIU DOZE POR CENTO EM DEZ ANOS.
 
LOC: O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, QUE É MÉDICO, CONSIDEROU POSITIVO O RESULTADO, MAS LAMENTOU AS DIFERENÇAS ENTRE OS ÍNDICES DAS DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) As taxas caíram em todas as regiões. Na região Sul, a queda na mortalidade feminina, segundo o Ministério da Saúde, foi de 14,6 por cento, enquanto na região Norte o índice foi de 6,8 por cento, menos da metade. Para o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, essa disparidade confirma o que já é sabido: as desigualdades regionais persistem. Ele lembrou que os sucessivos governos brasileiros não vêm cumprindo um dispositivo constitucional básico, que é a eliminação das desigualdades sociais e regionais.
 
(Mozarildo Cavalcanti) O Brasil como país tem mais médicos que o recomendado pela OMS, mas aonde estão os médicos no Brasil? Estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste e nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte estão nas Capitais. Então não há uma política adequada de fato levar a Saúde a quem mais necessita. Não tem médicos em número adequado, não tem hospitais bem equipados, não tem treinamento de pessoal auxiliar, até mesmo de parteiras no Programa de Saúde da Família.
 
(Repórter) O estudo do Ministério da Saúde revela, ainda, que as doenças do aparelho circulatório, como AVC e Infarto, são as principais causas de morte de mulheres no Brasil, seguidas pelos cânceres de mama, pulmão e colo do útero.
23/10/2012, 02h52 - ATUALIZADO EM 23/10/2012, 02h52
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00