Congresso homenageia Associação Brasileira das Editoras Universitárias — Rádio Senado

Congresso homenageia Associação Brasileira das Editoras Universitárias

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU OS VINTE E CINCO ANOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORIAS UNIVERSITÁRIAS - ABEU.

LOC: A ENTIDADE REÚNE 106 EDITORAS UNIVERSITÁRIAS EM TODO O PAÍS COM O OBJETIVO DE PROMOVER A CULTURA E DIFUNDIR O CONHECIMENTO PRODUZIDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A Associação Brasileiras das Editoras Universitárias reúne 106 instituições de todo o País. Segundo o senador Cristovam Buarque, a ABEU edita anualmente dois milhões de exemplares de livros, com dois mil novos títulos. O senador do PDT do Distrito Federal, que junto com a deputada federal Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, propôs a homenagem do Congresso Nacional aos 25 anos da ABEU, salientou o papel das editoras das universidades em colocar à disposição dos leitores obras que não interessariam às entidades privadas.

(Cristovam Buarque) Há livros que a gente sabe que não vai ter um público grande. Especialmente os livros científicos. Os livros especializados. Os livros que vão para um pequeno público. E aí, se nós não tivermos uma editora que tenha a ousadia e a cobertura também do Estado esses livros não aparecem. As editoras universitárias preenchem esse papel.
 
(Repórter) O presidente da ABEU, José Castilho Marques Neto, também ressaltou esse trabalho da associação e cobrou uma política de incentivo à leitura.
 
(José Castilho) Se temos um problema no Brasil é o problema da não leitura. Estamos ainda longe de chegarmos a sermos um país leitor. Há esforços de toda ordem. Há esforços, mas ainda nos falta uma política de longo prazo. Uma política onde estejamos muito centrados a buscar o leitor, que é isso que nos falta.
 
(Repórter) O senador Tomás Correia, do PMDB de Rondônia, por sua vez, propôs que seja melhor divulgado o trabalho da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias para facilitar o acesso do cidadão aos livros de perfil técnico-científico.
19/10/2012, 05h02 - ATUALIZADO EM 19/10/2012, 05h02
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00