Governo federal deve se responsabilizar pela educação, diz Cristovam — Rádio Senado

Governo federal deve se responsabilizar pela educação, diz Cristovam

LOC: A RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO NO PAÍS DEVE SER DO GOVERNO FEDERAL, DEFENDEU O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE. 

LOC: DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM ESPECIALISTAS DO SETOR, O EXCESSO DE ATRIBUIÇÕES DOS MUNICÍPIOS VOLTOU A SER ALVO DE CRÍTICAS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER) Hoje, a responsabilidade pela educação é compartilhada entre a União, os estados e os municípios. Para os dois debatedores que participaram da audiência pública, no entanto, essa colaboração se dá de forma extremamente desigual. Prova disso, segundo Luiz Valter de Lima, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, é que as escolas no Brasil continuam apresentando enormes disparidades, com evidente desvantagem para a educação básica, a cargo dos municípios e dos estados. Segundo ele, é cada vez maior a tendência de se transferir para os municípios a responsabilidade pela educação no País.

(Luiz Valter) Hoje progressivamente, o ensino fundamental está se tornando praticamente todo municipalizado e é uma tendência cada vez maior de os estados não assumirem o ensino fundamental, muito pior a educação infantil. (Patrícia) O educador e filósofo da Faculdade de Educação da Unicamp Demerval Saviani defendeu a unificação do sistema brasileiro.


(Demerval) Devemos caminhar resolutamente na via da construção de um verdadeiro sistema nacional de educação isto é um conjunto unificado, que articula todos os aspectos da educação no país inteiro, com normas comuns válidas para todo o território nacional e com procedimentos também comuns visando assegurar educação com o mesmo padrão de qualidade a toda a população do País. 

(Repórter) No final do debate, o senador Cristovam Buarque, afirmou que está cada vez mais convicto da necessidade de transferir para o governo federal a responsabilidade pela Educação no país. 

(Cristovam) Federalizar é primeiro ter uma carreira nacional do magistério. Segundo que a responsabilidade pela qualidade da construção e dos equipamentos das escolas é federal em parceria com os prefeitos.......e em horário integral, é isso que eu chamo de federalização, a gestão descentralizada, e com liberdade pedagógica, eu sou contra impor a cada escola um método pedagógico. 

(REPÓRTER) Esse é o quarto debate do ciclo de audiências proposto pelos senadores Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, e Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima.
17/10/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 17/10/2012, 01h50
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00