Senado aprova crédito para cidades atingidas por desastres naturais — Rádio Senado

Senado aprova crédito para cidades atingidas por desastres naturais

LOC: O MINISTÉRIO DA DEFESA GANHOU CRÉDITO DE 381 MILHÕES DE REAIS PARA AÇÕES DE AJUDA ÀS COMUNIDADES ATINGIDAS POR DESASTRES NATURAIS, ESPECIALMENTE NO NORDESTE.

LOC: O VALOR FOI APROVADO EM PLENÁRIO POR MEIO DE MEDIDA PROVISÓRIA, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) Com a MP 572 , o Exército poderá usar sua estrutura e logística para obras e serviços emergenciais em cidades atingidas pela seca, que desde maio castiga o semiárido. De acordo com as defesas civis estaduais, quase oito milhões e meio de pessoas estão sofrendo com a seca em pouco mais de mil municípios nordestinos. O líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, criticou o atraso na liberação de recursos para ajudar a população atingida.
 
(Alvaro Dias) Durante os 4 meses, desde a edição dessa medida provisória, apenas 400 mil reais foram repassados para atender as vítimas da calamidade da seca no nordeste brasileiro.
 
(Repórter) O relator, senador Sergio Souza, do PMDB também do Paraná, defendeu a aprovação da matéria, mas fez uma advertência.

(Sérgio Souza) Medidas como essa amenizavam o sofrimento de populações diretamente atingidas mas não resolvem o problema. Nós temos que criar mecanismos que venham pelo menos a médio prazo solucionar os problemas da seca nesse país. 

(Repórter) Na exposição de motivos, o governo alegou que com os mais de 380 milhões de reais será possível comprar veículos, reboques, carros-pipa, reservatórios para transporte de água, bombas d’água, geradores, máquinas e outros equipamentos para recuperar o território atingido. Além da medida provisória, o Senado aprovou dois projetos de decreto legislativo que confirmam tratados internacionais assinados pelo Brasil. Um dos textos é o da Convenção das Nações Unidas sobre compra e venda de mercadorias. O outro tratado prevê regras de auxílio judicial em matéria civil e comercial na relação com a China.
16/10/2012, 06h20 - ATUALIZADO EM 16/10/2012, 06h20
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00