Ana Amélia propõe audiência para debater juros cobrados nos cartões — Rádio Senado

Ana Amélia propõe audiência para debater juros cobrados nos cartões

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, QUER QUE AS EMPRESAS DE CARTÃO DE CRÉDITO EXPLIQUEM NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PORQUE CONTINUAM COBRANDO JUROS TÃO ALTOS.  

LOC: ELA LEMBROU QUE A TAXA BÁSICA DE JUROS DO BRASIL É A MAIS BAIXA DOS ÚLTIMOS 14 ANOS. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revela que os juros do cartão de crédito no Brasil são, em média, de 338 por cento ao ano. Segundo Ana Amélia, praticamente nenhum país do mundo tem taxas tão elevadas. A senadora do PP do Rio Grande do Sul lembrou que o número é quarenta e seis vezes superior ao da taxa básica brasileira, que atualmente é de 7,25 por cento ao ano. Ana Amélia alertou ainda para o perigo que representa o crédito rotativo, em que a pessoa vai pagando o valor mínimo da dívida. Nesse caso, segundo dados apresentados por ela, o consumidor paga anualmente juros de 878 por cento. 

(Ana Amélia): Para tentar ilustrar o tamanho dessa anormalidade, basta uma conta básica de matemática: se uma blusa comprada por uma consumidora é vendida na loja por R$20, por exemplo, ela poderá custar até R$175, se a consumidora usar o limite do cartão rotativo como opção de compra. São valores anormais, claro, sem explicação lógica! 

(Repórter): Por esse motivo, a senadora do PP do Rio Grande do Sul quer uma explicação dos representantes das empresas que operam os cartões de crédito e do presidente do Banco Central já que, na avaliação dela, o comprador de renda mais baixa não consegue entender o que ela chamou de anomalia. 

(Repórter): Infelizmente, o comprador de renda mais baixa não entende essa anomalia. Se nós, Senadores, que temos mais acesso a todo tipo de informação, às vezes, não conseguimos filtrá-la, o que dirá aquele consumidor menos informado e com menos acesso à educação de consumo e ao planejamento de suas contas e também à informação na hora de usar o cartão de crédito? 

(Repórter): Um requerimento apresentado pela senadora Ana Amélia para que a Comissão de Assuntos Econômicos ouça representantes das operadoras de cartões de crédito já foi aprovado pelos senadores e a data do encontro deverá ser definida em breve, segundo ela.
15/10/2012, 01h05 - ATUALIZADO EM 15/10/2012, 01h05
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00