Senado divulga resultado do 5º Concurso de Redação — Rádio Senado

Senado divulga resultado do 5º Concurso de Redação

LOC: O SENADO DIVULGOU NESTA QUARTA-FEIRA O RESULTADO DO SEU QUINTO CONCURSO DE REDAÇÃO PARA ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO. 

LOC: VINTE E SETE ESTUDANTES, REPRESENTANDO CADA ESTADO DA FEDERAÇÃO, VÃO SE TORNAR JOVENS SENADORES POR TRÊS DIAS. REPÓRTER RENINA VALEJO.

(REPÓRTER): A primeira colocada no Concurso de Redação foi a alagoana Layane Marinho, da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, no município de Junqueiro. Com 16 anos de idade, Layane acredita que a participação dos jovens faz a diferença. 

(LAYANE 19”) “A gente não pode esperar de alguém chegar e falar: ei estude isso, pesquise aquilo. Temos que ter nossa vontade própria. É preciso que haja essa vontade de conhecer, de aprender. E principalmente em se tratando para melhorar, para tentar amenizar os problemas do lugar  em que a gente vive”. 

(REP) O segundo lugar ficou com a mineira Bruna Gontijo, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, no município de Bom Despacho e, o terceiro, com o piauiense Rodrigo de Brito Sá, da Unidade Escolar José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito. O tema do concurso deste ano foi “Meu município, meu Brasil”, aberto a todos os estudantes de escolas públicas de ensino médio, com idade até 19 anos. A seleção começa na própria escola, que encaminha a redação para a Secretaria de Educação que, por sua vez, seleciona o representante do Estado. Em novembro, os 27 finalistas vão participar do programa Jovem Senador, e terão a oportunidade de discutir e propor projetos, que serão encaminhados como sugestão à Comissão de Direitos Humanos do Senado e podem virar projetos de lei, como explica a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra. 


(CLAUDIA) Um projeto desses, se aprovado no Senado, ir para a Câmara dos Deputados. Se aprovado na câmara dos deputados, ir para a presidente da república para sancionar. E se transformar em uma lei. Já imaginou? Nós todos brasileiros sermos regidos por uma lei que surgiu de um jovem. Então, isso é muito lindo. 

(REP): Além da experiência de se tornarem jovens senadores, os finalistas ainda serão premiados com um notebook, medalha, certificado e publicação da redação. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo. A lista completa dos finalistas está disponível na página www.senado.gov.br/jovemsenador
11/10/2012, 09h51 - ATUALIZADO EM 11/10/2012, 09h51
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00