CE vai votar projeto que transfere feriados para as sextas-feiras — Rádio Senado

CE vai votar projeto que transfere feriados para as sextas-feiras

LOC: O SENADO PODE TRANSFERIR PARA A SEXTA-FEIRA OS FERIADOS QUE CAÍREM NOS OUTROS DIAS DA SEMANA.  

LOC: ESTE PROJETO ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISÃO DE EDUCAÇÃO E, SE FOR APROVADO, VOLTARÁ PARA A CÂMARA. ENTENDA A PROPOSTA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TEC: O projeto de Marcelo Castro, que é deputado pelo PMDB do Piauí, transfere sempre para a sexta-feira seguinte todos os feriados que caírem nos outros dias da semana. A exceção fica por conta daqueles que forem aos sábados ou domingos. Também ficam de fora os feriados de 1º. de janeiro, o Corpus Christi, o 7 de setembro, o 12 de outubro e o Natal. A principal justificativa para a aprovação do projeto, que já passou pela Câmara e que vai ser analisado pela Comissão de Educação do Senado, é que a tradição brasileira de "emendar" os feriados que caem no meio da semana tem causado prejuízos a diversas atividades comerciais. Os favoráveis à proposta também entendem que os trabalhadores saem ganhando com a aprovação, como defende o senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará. 

(FLEXA RIBEIRO): Quando você pode planejar melhor sua semana com o deslocamento do feriado, você tem um tempo melhor para se dedicar ao lazer e com o isto o turismo interno e até mesmo internacional vai ter um movimento maior. Todos ganham. 

(REP): Também o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco e que foi durante nove anos presidente da Confederação Nacional das Indústrias, explica porque o setor produtivo é favorável à matéria. 

(ARMANDO MONTEIRO): Estamos com esta proposta adotando um calendário mais racional, de modo a que não houvesse quando da retomada da atividade produtiva nenhuma interrupção. Esta mudança contribuiria muito para que o Brasil pudesse ganhar muito em produtividade e horas trabalhadas. 

(REP): O relatório pela aprovação é do senador Cássio Cunha Lima do PSDB da Paraíba. Caso a proposta seja aprovada pela Comissão de Educação, ela voltará à Câmara, devido às alterações feitas no Senado.
11/10/2012, 01h01 - ATUALIZADO EM 11/10/2012, 01h01
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00