Carlos Leréia nega envolvimento nos negócios de Cachoeira — Rádio Senado

Carlos Leréia nega envolvimento nos negócios de Cachoeira

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI MISTA DO CACHOEIRA, DEPUTADO DO PSDB NEGA ENVOLVIMENTO NOS NEGÓCIOS DO CONTRAVENTOR. 

LOC: MAS PARA O RELATOR, A SITUAÇÃO DE CARLOS LERÉIA SE ASSEMELHA À DO EX-SENADOR DEMÓSTENES TORRES, QUE PERDEU O MANDATO POR LIGAÇÃO COM O BICHEIRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Segundo a Polícia Federal, o deputado Carlos Leréia, do PSDB de Goiás, tinha ligações com o contraventor Carlos Ramos. Entre as evidências que aparecem nas investigações estão a troca constante de telefonemas e o uso de um cartão de crédito do bicheiro. Em depoimento à CPI, o deputado confirmou que é amigo de Cachoeira e que fez um empréstimo de R$ 120 mil com o contraventor. Carlos Leréia negou envolvimento nos negócios do bicheiro e que tenha sido informante do grupo. 

(Leréia) Sou amigo do Carlinhos Cachoeira, uma pessoa que conheço, conheço sua família, conheço seus irmãos, tive amizade com sua mãe, com seu pai que já está idoso. Então, é uma pessoa com qual mantive e mantenho. "Ah, mas o sujeito errou", eu não tenho esse tipo, eu não tenho hipocrisia na minha vida. 

REP: Para o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, a CPI, nessa reta final das investigações, deveria focar nos negócios da construtora Delta e não em denúncias de que o deputado é amigo do contraventor. 

(A.Dias) O deputado é autêntico. Confirmou amizade com o Cachoeira. Mas isso não é suficiente para incriminá-lo. Essa questão aqui é menor. O que é essencial nessa CP é a Delta, é o desvio de dinheiro público, que é um desvio monumental. Não é coisa irrelevante. É coisa relevante demais. Essa CPI não pode perder tempo com questões menores.  

REP: Mas para o relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, o depoimento confirmou o envolvimento dele com Cachoeira. O relator argumentou que a situação de Leréia é a mesma do ex-senador Demóstenes Torres, que perdeu o mandato por ligação com o bicheiro. 

(Odair) O depoimento do deputado Leréia esclarece os vínculos pessoais, comerciais e patrimoniais do deputado com o Carlos Cachoeira, chefe da organização criminosa. Muito semelhante a situação do deputado Leréia à situação de Demóstenes Torres. 

REP: A Corregedoria da Câmara dos Deputados ainda analisa a denúncia para definir se ela motivará a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.
10/10/2012, 08h38 - ATUALIZADO EM 10/10/2012, 08h38
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00