Depois de ouvir eleitores, Paim volta a defender fim do fator previdenciário — Rádio Senado

Depois de ouvir eleitores, Paim volta a defender fim do fator previdenciário

LOC: DEPOIS DE OUVIR ELEITORES, O SENADOR PAULO PAIM VOLTOU AO PLENÁRIO PARA DEFENDER O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: A PROPOSTA, QUE ACABA COM O CÁLCULO QUE REDUZ O VALOR DAS APOSENTADORIAS POR TEMPO DE SERVIÇO, ESTÁ PARA SER VOTADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O fator previdenciário foi criado no governo Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de desestimular as aposentadorias precoces. A equação leva em conta a idade do segurado do INSS ao se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida calculada pelo IBGE. Na prática, quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de sobrevida, menor será o benefício. Segundo o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o fim do fator previdenciário é um desejo de todos os brasileiros. 

(Paim) A nossa gente, o nosso povo, Sr. Presidente, não aceita mais esse fator. Ele confisca, repito, pela metade o salário do trabalhador no ato em que ele se aposenta. Não é justo! A mulher perde em torno de 51%; o homem, em torno de 40%. 

(REPÓRTER) O senador lembrou que a proposta de sua autoria prevendo o fim do fator previdenciário já foi aprovada pelo Senado e aguarda decisão da Câmara dos Deputados. Segundo o senador gaúcho, durante a campanha eleitoral o presidente daquela Casa, deputado Marco Maia, garantiu que o projeto será votado esse mês. 

(Paim) E ele me autorizou a dizer, num comício com mais de seis ou sete mil pessoas – calculo eu –, que a Câmara votaria, durante o mês de outubro, o fim do fator. Então, a palavra do Presidente foi dada, e espero que a Câmara cumpra a sua parte e vote o fim do fator previdenciário. 

(REPÓRTER) Se a Câmara aprovar o projeto apresentado por Paulo Paim, o benefício do aposentado voltará a ser calculado pela média aritmética simples, com base nos últimos trinta e seis meses do salário de contribuição para o INSS.
09/10/2012, 01h29 - ATUALIZADO EM 09/10/2012, 01h29
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00