Ana Rita acredita que eleição de Dilma estimulou participação feminina — Rádio Senado

Ana Rita acredita que eleição de Dilma estimulou participação feminina

LOC: A PRESENÇA DE UMA MULHER NO MAIS IMPORTANTE CARGO PÚBLICO DO PAÍS PODE TER ESTIMULADO CANDIDATAS DO SEXO FEMININO A PARTICIPAREM DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. 

LOC: A ANÁLISE É DA SENADORA ANA RITA, DO PT DO ESPÍRITO SANTO, QUE COMEMOROU O AUMENTO DO NÚMERO DE PREFEITAS ELEITAS NO ÚLTIMO DOMINGO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Concluída a contagem do primeiro turno das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral registrou que 663 mulheres foram eleitas para as prefeituras. O número é 31,5% maior do que o registrado em 2008. Nas capitais, Teresa Surita, do PMDB, foi escolhida para ficar à frente da Prefeitura de Boa Vista, e a senadora Vanessa Grazziotin concorre no segundo turno em Manaus. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, comemorou a maior participação feminina no comando dos poderes municipais. 

(Ana Rita) Penso que as mulheres se sentiram muito mais motivadas e animadas a participar do processo eleitoral, considerando que temos hoje uma mulher presidindo o país. Isso fez com que as mulheres se sentissem muito mais dispostas a assumir uma candidatura. 

(Repórter) Neste ano, duas mil e vinte e seis mulheres se candidataram ao cargo de prefeita. Em 2008, foram mil, seiscentos e setenta. O estado com o maior número de eleitas para as prefeituras é Minas Gerais. São 71. Em seguida estão São Paulo, Bahia, Paraíba e Maranhão.
08/10/2012, 05h31 - ATUALIZADO EM 08/10/2012, 05h31
Duração de áudio: 01:14
Ao vivo
00:0000:00