Proposta restringe a propaganda e a venda de bebidas para jovens — Rádio Senado

Proposta restringe a propaganda e a venda de bebidas para jovens

LOC: PROPOSTA DO SENADOR GIM ARGELLO RESTRINGE A PROPAGANDA E A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA OS JOVENS. 

LOC: A COMERCIALIZAÇÃO E O CONSUMO FICAM PROIBIDOS, POR EXEMPLO, EM RODOVIÁRIAS, AEROPORTOS E EVENTOS PATROCINADOS COM VERBAS PÚBLICAS. CONFIRA MAIS NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

(REPÓRTER): O projeto do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, cria restrições para a propaganda, a compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. A proibição de venda e consumo vale, por exemplo, para postos de combustíveis, rodoviárias, aeroportos ou qualquer show e evento que conte com o patrocínio de verbas públicas ou a presença de menores de idade. Caso a proposta seja aprovada, quem tentar comercializar as bebidas alcoólicas nestes lugares ficará sujeito a uma multa de 5 mil até 100 mil reais. Gim comenta que resolveu propor este projeto depois de fazer várias visitas ao Hospital Sarah Kubitschek de Brasília, onde pôde encontrar muitos casos de vítimas de violência ou de acidentes de trânsito marcados pelo consumo abusivo de álcool. 

(GIM ARGELLO): Isto é dramático. A mistura de jovem, bebida, carro e trânsito, aí já é dramático. A quantidade de jovens que nós encontramos todos os finais de semana, ainda mais aqui que eu frequento o Sarah Kubitschek, de jovens que pegam sequelas para sempre. Jovens que se encontram deficientes para sempre, você pega uma deficiência permanente, estes são milhares no Brasil todo. 

(REPÓRTER): Gim também acredita que hoje o incentivo para que os jovens consumam álcool é muito grande, criando um hábito que diversas vezes perdura por muitos anos. 

(GIM ARGELLO): O alcoolismo começa nesta fase de idade, e a pessoa pega um vício para a vida toda. A minha intenção é que a gente consiga diminuir muito a quantidade de bebidas que os jovens estão ingerindo. 

(REPÓRTER): Existe um pedido no Plenário do Senado para que a Comissão de Ciência e Tecnologia discuta este projeto em Audiência Pública.
05/10/2012, 01h22 - ATUALIZADO EM 05/10/2012, 01h22
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00