Projeto que inclui aulas de ética e moral provoca divergências com MEC — Rádio Senado

Projeto que inclui aulas de ética e moral provoca divergências com MEC

LOC: O PROJETO QUE INCLUI AULAS ESPECÍFICAS DE ÉTICA E MORAL NAS ESCOLAS PROVOCA DIVERGÊNCIAS COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

LOC: PROPOSTA VAI SER VOTADA DE NOVO; DESTA VEZ EM PLENÁRIO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: A Comissão de Educação aprovou o projeto do senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, que cria as matérias de Ética e Cidadania para todas as crianças brasileiras no Ensino Fundamental, e de Ética e Política para o Ensino Médio. Com a aprovação a proposta seguiria direto para a Câmara dos Deputados, mas a pedido do Ministério da Educação, a liderança do Governo recorreu e solicitou mais uma votação, desta vez em Plenário. O líder do Governo, senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, admite que dentro do atual modelo curricular brasileiro de Ensino Médio e Fundamental, o Governo tem priorizado o ensino científico e técnico.

(EDUARDO BRAGA): É indiscutível que nós temos que evoluir e avançar em uma série de matérias como Matemática, como Física, Química, Língua Portuguesa, que são matérias que o Brasil vem se esforçando para dar uma base na nossa educação, que qualifique olhando para as Universidades. E para a formação de novos recursos humanos num país que se quer cada vez mais competitivo.

(REPÓRTER): Eduardo Braga garante que o Governo não pretende rejeitar o projeto, apenas aprimorá-lo, pois o Ministério da Educação entende que a atual grade curricular não comporta a criação de novas disciplinas e que os conceitos de Ética, Moral e Política já estão incluídos em outras matérias. Sergio Souza afirma que está aberto para as sugestões de mudança em Plenário.

(SERGIO SOUZA): Eu acho que o Governo, ele não está indo contra o Projeto. Eu quero crer que o Governo quer aprimorar o projeto, porque se o Governo estiver indo contra um Projeto que vai ensinar Ética, Moral, Cidadania e Política, daí nós estaríamos indo contra o Brasil. Podemos colocar isto como uma aula semanal, uma aula semanal num período da tarde, num contraturno.

(REPÓRTER): A proposta deve ser votada pelos senadores logo após o período eleitoral.
04/10/2012, 01h46 - ATUALIZADO EM 04/10/2012, 01h46
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00