Lista dos locais de justificativa está disponível no site dos TREs — Rádio Senado

Lista dos locais de justificativa está disponível no site dos TREs

LOC: OS CIDADÃOS QUE ESTÃO FORA DO DOMICÍLIO ELEITORAL DEVERÃO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA NAS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO. 

LOC: A LISTA DOS LOCAIS DE JUSTIFICATIVA ESTÁ DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÔNICA DE CADA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal prevê que cerca de 200 mil pessoas que moram na cidade e que têm título de outro estado vão justificar a ausência nas eleições municipais. O assessor de Planejamento do TRE do DF, Marcelo Souto Maior, explicou que o eleitor tem duas possibilidades de cumprir com essa obrigação. A primeira, mais simples, é se dirigir a um dos postos de justificativa, que vão funcionar das 8 da manhã às 5 da tarde, em todas as cidades. 

(Marcelo Souto Maior) Aqueles que estiverem aqui em Brasília podem procurar um posto de justificativa eleitoral para entregar um documento de identificação com foto justificar sua ausência nas urnas. Sem o número do título e sem o documento com foto, ele não justifica. 

(Repórter) Quem não tiver o número do título pode consultar o site www.tse.jus.br O representante do TRE disse que o eleitor de outro estado que não conseguir fazer a justificativa neste domingo, ele terá o prazo de dois meses para prestar contas à justiça eleitoral. 

(Marcelo Souto Maior) A partir do dia 7, nesse domingo, o eleitor tem 60 dias para justificar se ele não puder comparecer no dia e não estiver no seu domicílio eleitoral. Ele terá de encaminhar um requerimento para o juiz eleitoral da circunscrição onde está inscrito com a comprovação da razão pela qual ele não pôde comparecer às urnas. E aí o juiz vai analisar e vai deferir ou não. Essa justificativa que fazemos no domingo é presencial, é a que o eleitor chega com o requerimento, entrega, recebe o comprovante e vai embora. 

(Repórter) Marcelo Souto Maior explicou os problemas que o eleitor terá caso não apresente a justificativa. 

(Marcelo Souto Maior) Se ele deixar de votar e justificar em três turnos consecutivos, ele vai ter o título cancelado. Ele pode, por exemplo, ter dificuldades na obtenção de um passaporte, não conseguirá tirar o passaporte porque não tem a quitação eleitoral. E se for servidor público, poderá ter problemas no recebimento dos vencimentos e outros impedimentos também. 

(Repórter) O representante do TRE do Distrito Federal afirmou que o eleitor não deverá levar mais do que 5 minutos para apresentar a justificativa. 

(Marcelo Souto Maior) Ele vai apresentar ao mesário o requerimento preenchido e o mesário vai fazer o procedimento na urna eletrônica. O eleitor não mexe na urna eletrônica. É só o mesário que opera a urna eletrônica neste procedimento. Ele entrega o comprovante e o eleitor vai embora. O procedimento dura no máximo cinco minutos. 

(Repórter) O eleitor de outro estado deverá consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral da cidade onde está ou mora para saber os locais de justificativa. No Distrito Federal, serão 99 postos, entre eles, na rodoviária do Plano Piloto, no Aeroporto Internacional de Brasília e no shopping Pátio Brasil.
03/10/2012, 06h54 - ATUALIZADO EM 03/10/2012, 06h54
Duração de áudio: 02:48
Ao vivo
00:0000:00