CAS vai analisar projeto que pune discriminação no trabalho — Rádio Senado

CAS vai analisar projeto que pune discriminação no trabalho

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI ANALISAR PROJETO QUE PUNE DISCRIMINAÇÃO CONTRA MULHERES NO TRABALHO.
 
LOC: O RELATOR DA MATÉRIA NA COMISSÃO, SENADOR ROMERO JUCÁ, DO PMDB DE RORAIMA, APRESENTOU UMA PROPOSTA ALTERNATIVA AOS TEXTOS EM DISCUSSÃO NA CASA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) Dois projetos prevendo punições para a discriminação contra as mulheres estavam sendo examinados ao mesmo tempo pelo Senado. Um apresentado pelo deputado Marçal Filho e outro do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará. O relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, apresentou um substitutivo aos dois textos, incorporando emendas apresentadas por três senadores. A proposta define vários tipos de discriminação contra a mulher, e prevê multa para a empresa que, entre outras coisas, pagar salários diferentes para homens e mulheres quando eles desenvolverem as mesmas funções. O senador Jucá lembrou que essa é uma maneira de combater a discriminação profissional contra as mulheres.

(Romero Jucá) É claro que dentro dos critérios de tempo de serviço, de formação técnica etc., mas exatamente procurando dar as condições para que a mulher possa galgar, no campo de trabalho, as mesmas condições que os homens, pois a gente sabe que em alguns lugares, em algumas situações há discriminação, há salários menores que os dos homens. Então, nós queremos ter essa igualdade.
 
(Repórter) O Censo de 2010 revelou que, mesmo com maior escolaridade, as mulheres recebiam cerca de setenta por cento do rendimento médio dos homens. Os números revelam ainda que, quanto maior a escolarização, maiores as diferenças: mulheres com doze anos ou mais de estudo recebem em média 58 por cento do rendimento dos homens com esse mesmo grau de instrução. Se aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto será analisado ainda pelo Plenário do Senado.
03/10/2012, 02h25 - ATUALIZADO EM 03/10/2012, 02h25
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00