Congresso homenageia movimento de combate ao câncer de mama — Rádio Senado

Congresso homenageia movimento de combate ao câncer de mama

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU, EM SESSÃO SOLENE NESTA SEGUNDA-FEIRA, O “OUTUBRO ROSA”, MOVIMENTO DE ALERTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA. 

LOC: A MANUTENÇÃO DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO APONTADOS COMO FUNDAMENTAIS PARA O COMBATE À DOENÇA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 90, e há cerca de 4 anos é celebrado também no Brasil. A cada ano várias cidades colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Viaduto do Chá em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, somente neste ano cinqüenta e duas mil mulheres brasileiras devem ser diagnosticadas pelo câncer de mama. Presente à sessão do Congresso, o ministro Alexandre Padilha afirmou que a doença pode ser curada com sucesso, e que para isso é importante investir na prevenção e no diagnóstico precoce. Padilha ressaltou a importância de mobilizações como a do Outubro Rosa. 

(Alexandre Padilha) Esse é um estímulo fundamental a que outras mulheres, homens, o conjunto da nossa sociedade acredite que é possível curar o câncer se fizermos o diagnóstico precoce, se seguirmos todas as orientações dos profissionais de saúde, concluirmos o tratamento, tomarmos os cuidados à saúde que nós possamos ter. E que a batalha vencida por cada uma seja sobretudo um estímulo para hábitos mais saudáveis que possam contribuir para evitar não só o câncer de mama como outros cânceres. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, recorreu à sua própria experiência pessoal para alertar às mulheres sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama. 

(Ana Amélia) Perdi uma irmã vítima de câncer de mama aos 44 anos, deixou um filho de 4 anos. E outra irmã também teve o câncer, mas com o tratamento adequado ela sobreviveu, é uma vitoriosa do câncer. Eu estou portanto numa zona de risco, faço periodicamente os exames devidos e adequados. Esse é um conselho que todas as mulheres devem seguir porque isso é fundamental para a sobrevivência. 

(Repórter) Nesta segunda-feira o Ministério da Saúde lançou o programa Mamografia Móvel, por meio do qual pretende disponibilizar unidades móveis de exame para atendimento, especialmente, às mulheres de populações de baixa renda.
01/10/2012, 08h22 - ATUALIZADO EM 01/10/2012, 08h22
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00