Proposta cria Instituto de Avaliação do Ensino Superior — Rádio Senado

Proposta cria Instituto de Avaliação do Ensino Superior

LOC: PROPOSTA CRIA INSTITUTO PARA AVALIAR E SUPERVISIONAR CURSOS DE GRADUAÇÃO E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL  

LOC: O PROJETO, QUE AINDA ESTÁ NA CÂMARA, DEVERÁ SER ANALISADO PELO SENADO EM BREVE. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

(Repórter) Já está no Congresso um projeto que cria o “INSAES”, Instituto de Avaliação do Ensino Superior. Na prática, a autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, terá o poder de exercer uma ampla fiscalização nas faculdades e universidades públicas e privadas de todo o país. Poderá, ainda, aplicar multas de até 500 mil reais; fechar cursos, ou mesmo a faculdade inteira, que não tenha um padrão mínimo de qualidade; e aprovar ou não processos de compra de uma universidade por outra. A proposta já recebe críticas do presidente do sindicato das universidades privadas de São Paulo, Hermes Figueiredo, que diz que um projeto como este tem que ser construído em parceria com as instituições educacionais. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lembra que é o próprio Ministério da Educação quem aprova ou não a abertura de cursos e faculdades. Ele pretende analisar a proposta com cuidado, embora tenha uma simpatia natural pela idéia. 

(Mozarildo Cavalcanti) Na tese principal, eu sou completamente a favor. O que nós temos na prática é uma proliferação, e depois o jovem entra numa Faculdade, se forma, ou está mal preparado ou então se forma e não consegue ter mercado de trabalho porque, por exemplo, não passa no exame da OAB. O tratamento preventivo é a fiscalização dos cursos particulares, fechar curso, proibir abertura de cursos. 

(Repórter) A proposta para criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior está na Câmara e só após análise virá para o Senado. O projeto ainda prevê a criação de 550 cargos para a nova autarquia.
26/09/2012, 03h32 - ATUALIZADO EM 26/09/2012, 03h32
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00