Vetada linha de crédito para produtores rurais do Sul afetados por seca — Rádio Senado

Vetada linha de crédito para produtores rurais do Sul afetados por seca

LOC: O GOVERNO VETOU O ARTIGO DE LEI APROVADA PELO CONGRESSO QUE PREVIA LINHAS DE CRÉDITO ESPECIAIS AOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO SUL PREJUDICADOS PELA SECA.

LOC: O ARGUMENTO É QUE A REGIÃO JÁ HAVIA SIDO CONTEMPLADA COM A MEDIDA. O SENADOR CASILDO MALDANER AFIRMOU QUE VAI VERIFICAR SE A AJUDA CHEGOU MESMO A ESSES MUNICÍPIOS. REPORTAGEM DE ADRIANO FARIA:

TÉC: A Medida Provisória 565 foi editada pelo governo para abrir linhas de crédito especiais a setores produtivos de municípios em estado de calamidade pública. O texto inicial previa empréstimos com taxas de juros vantajosas sempre que houvesse situações de emergência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Quando a MP passou pelo Congresso, senadores e deputados aprovaram uma emenda que estendia a medida aos produtores rurais do Sul afetados pela seca deste ano. Mas a presidente Dilma Rousseff vetou a mudança porque a região já teria recebido crédito especial de programas do governo. O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, não gostou da decisão, que, segundo ele, pode dar início a uma mobilização no Congresso pela derrubada do veto.

(MALDANER) A primeira impressão é, eu diria assim, de uma sacrossanta revolta. O que vai acontecer? Nós vamos nos debruçar agora para vermos se de fato há situações em que essas resoluções vão resolver o problema, atenderam a questão dos que sofreram no Sul em relação às secas, ou não. Nós vamos nos certificar disso para nos posicionarmos em relação à análise do veto.

(REPÓRTER) Casildo Maldaner disse que a falta de chuvas afetou, principalmente, as lavouras de milho e de soja no oeste do Paraná e de Santa Catarina e na Região das Missões, no Rio Grande do Sul.
25/09/2012, 12h19 - ATUALIZADO EM 25/09/2012, 12h19
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00