Mozarildo quer que campanha do TSE pelo voto limpo seja feita anualmente — Rádio Senado

Mozarildo quer que campanha do TSE pelo voto limpo seja feita anualmente

LOC: O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA, QUER QUE A CAMPANHA DO TSE EM FAVOR DO VOTO ÉTICO SEJA FEITA TODOS OS ANOS, E NÃO APENAS NO PERIODO ELEITORAL. 

LOC: PARA ELE, SÓ COM AÇÕES DESSE TIPO SERÁ POSSÍVEL MELHORAR O QUADRO POLÍTICO BRASILEIRO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Para o senador Mozarildo Cavalcanti, as eleições municipais têm uma dimensão maior do que as presidenciais, já que é nas cidades que a população brasileira lida de perto com problemas no que diz respeito à educação, saúde e moradia, entre outros. Ele parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral pela campanha em favor do voto ético, limpo e consciente. Na avaliação do senador, só com iniciativas assim será possível acabar com a venda de votos no Brasil. Mozarildo afirmou que, diferentemente do que se pensa, não são apenas as pessoas mais pobres que vendem o voto. Ele lembrou uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha mostrando que quase setenta por cento dos eleitores afirmam ter, em algum momento, votado em troca de favor. Por isso, para Mozarildo, a campanha de conscientização do TSE deveria ser permanente e não apenas no período eleitoral. 

(Mozarildo Cavalcanti) Se a gente tivesse esse cuidado, tanto no processo preventivo – daí a defesa que faço da permanente conscientização do eleitor –, como em uma ação também preventiva no que tange a fiscalizar aqueles que foram eleitos. Se não, perpetuam-se no poder sempre os corruptos, os que têm poder, poder econômico, poder de comunicação, poder dos que estão exercendo o comando do Estado ou do Município, e a população fica a ver navios nessa história. 

(REPÓRTER) Mozarildo também defendeu a participação da Sociedade Civil na conscientização dos eleitores brasileiros. O senador do PTB de Roraima lembrou a importância da Lei da Ficha Limpa para o aperfeiçoamento do quadro político no Brasil, mas ressaltou que só isso não vai resolver o problema.
17/09/2012, 01h15 - ATUALIZADO EM 17/09/2012, 01h15
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00