Senadores querem ampliar redução de impostos para 40 setores da indústria — Rádio Senado

Senadores querem ampliar redução de impostos para 40 setores da indústria

LOC: SENADORES QUEREM QUE A REDUÇÃO DE IMPOSTOS PARA QUARENTA SETORES DA INDÚSTRIA SEJA AMPLIADA PARA DIMINUIR O CUSTO-BRASIL. 

LOC: PAULO PAIM ESPERA QUE AS CONTAS DA PREVIDÊNCIA NÃO FIQUEM COMPROMETIDAS COM A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Para manter a economia blindada da crise financeira internacional, o Ministério da Fazenda reduziu a contribuição previdenciária paga por 25 setores da indústria, como o de transportes e de alimentos. No lugar de pagarem o equivalente a 20% sobre a folha de pagamento, os patrões vão recolher para a Previdência o valor correspondente a 2% do faturamento. Em troca, os empresários se comprometem a não demitir funcionários, aumentar a produção e repassar a redução de custos. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, afirmou que os consumidores serão de fato beneficiados. 

(Cyro) Com certeza, principalmente com as coisas que estão extremamente competitivas. Hoje, temos uma competição acirrada. Mas independente de ser acirrada, estamos numa economia descendente. Então, isso vai ajudar e muito e vai chegar na ponta rapidinho. 

REP: O senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, defendeu que a desoneração da folha seja ampliada para outros setores, além dos 40 já beneficiados. Na avaliação dele, a diminuição na conta de luz anunciada recentemente também contribui para tornar os produtos brasileiros mais baratos. 

(Claudino) Hoje, produzir no Brasil é caro. Acho que é outro passo importante. Todas essas medidas juntas podem tornar o Brasil competitivo e manter o nível de emprego ascendente para que possamos sair desse momento de crise sem sequelas na nossa economia. 

REP: O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, considera a medida importante. Mas cobrou do governo o repasse de R$ 13 bilhões para os cofres da Previdência, valor que deixará de ser arrecadado com a desoneração da folha. 

(Paim) Estou muito preocupado. Espero que o governo cumpra com sua parte que é cobrir o prejuízo da Previdência. Ninguém tem dúvida quanto a isso. Tanto que o governo disse que vai cobrir o prejuízo. Só espero que ninguém me diga no final do ano que não dá para acabar com o Fator (Previdenciário) e nem dar para dar reajuste para os aposentados porque a Previdência está com problema. Se estivesse problema, isso não aconteceria. 

REP: O fator previdenciário é um cálculo que considera a idade, o tempo de contribuição e expectativa de vida do segurado da Previdência. Segundo Paim, a atual fórmula reduz em até 30% o valor das aposentadorias.
14/09/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 01h25
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00