Regras para recebimento do Seguro-Desemprego podem mudar — Rádio Senado

Regras para recebimento do Seguro-Desemprego podem mudar

LOC: AS REGRAS PARA O RECEBIMENTO DO SEGURO-DESEMPREGO PODEM MUDAR.  

LOC: PREOCUPADO COM O AVANÇO NO ROMBO DO FAT, O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR, O GOVERNO PREPARA MEDIDAS PARA REDUZIR FRAUDES E GASTOS COM O BENEFÍCIO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC O déficit do FAT deve chegar a cinco bilhões de reais neste ano. O governo prepara uma série de medidas para reduzir os gastos com o pagamento de benefícios ao trabalhador, como o seguro desemprego. Uma delas é aumentar de seis para oito meses o tempo mínimo que ele precisa ter trabalhado nos últimos dois anos antes da demissão. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a medida do Ministério do Trabalho vai contribuir para reduzir as fraudes no pagamento do seguro-desemprego. O senador é um dos autores de projeto nesse sentido. 

(Paulo Paim) Essa é uma boa medida porque as empresas abusam da rotatividade, demitem os salários mais altos e vão pegando outros com o salário menor. E há também abusos em acordos entre aspas, que são feitos, o empregado é demitido, continua trabalhando, recebendo o seguro desemprego e uma parte do empresário, que não vai pagar o salário dele integral, naturalmente. 

(REPÓRTER) Outra medida que o governo deve adotar é o aumento da alíquota do PIS, para as empresas que apresentam rotatividade de trabalhadores acima da média do setor, e redução para as que ficam abaixo. Na avaliação de Cyro Miranda, que é empresário, penalizar as empresas não resolve o problema. 

(Cyro) O empresário é o que menos quer demitir porque a demissão nos custa muito. O que está acontecendo é do lado do funcionário que ele entra três ou quatro meses depois que ele pede demissão porque é mais vantajoso ele ter o seguro desemprego então ele fica três meses desempregado e depois arruma outro emprego e assim vai. 

(REPÓRTER) O senador concorda com o aumento do tempo para que o trabalhador tenha direito a receber o salário desemprego, mas acha que, em vez de oito meses, ele deveria ser de um ano. Recentemente, o governo condicionou o recebimento do seguro desemprego a curso de qualificação pelo trabalhador.
14/09/2012, 01h09 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 01h09
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00