CPI acompanha apurações sobre estupro coletivo e mortes na Paraíba — Rádio Senado

CPI acompanha apurações sobre estupro coletivo e mortes na Paraíba

LOC: CPI MISTA ESTEVE NA PARAÍBA PARA DEBATER COM AUTORIDADES MEDIDAS DE PROTEÇÃO À MULHER.

LOC: COMISSÃO TAMBÉM ACOMPANHOU AS INVESTIGAÇÕES SOBRE CASO DE ESTUPRO COLETIVO, SEGUIDO DE DUPLO ASSASSINATO. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) O crime aconteceu em fevereiro, no município de Queimadas, a 133 quilômetros de João Pessoa. Cinco mulheres foram estupradas e duas delas assassinadas logo depois. Dez homens são acusados pelos crimes; três deles menores. Integrantes da CPI se encontraram com autoridades policiais e membros do Ministério Público e de movimentos de mulheres da Paraíba. A relatora da CPI, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, também conversou com familiares e vítimas. Ela classificou o episódio como emblemático, defendeu punição exemplar aos responsáveis, mas elogiou a condução do caso.
 
(Ana Rita) O processo foi bem instaurado, essa parte inicial de investigação foi muito bem feita e foi também num tempo razoavelmente bom. Então nós acreditamos que as autoridades do estado, nesse caso específico das mulheres de Queimadas o tratamento tem sido dado de forma correta. Nós entendemos que o processo andou bem até aqui e nós vamos acompanhar mais de perto até o final. 

(Repórter) A Comissão ainda realizou audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a participação de movimentos sociais e representantes do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria Pública. Paraíba é o sétimo estado em assassinatos de mulheres no Brasil, de acordo com o Mapa da Violência editado pelo Instituto Sangari. A taxa de homicídios é de seis para cada 100 mil mulheres, enquanto a média nacional é de 4,4. Já a capital, João Pessoa, é a segunda em registros de assassinatos de mulheres, com 12,4 homicídios para um grupo de 100 mil mulheres. Só fica à frente de Vitória, no Espírito Santo, que enfrenta uma taxa de 13,2 assassinatos a cada 100 mil mulheres. As próximas audiências públicas deverão ser em Mato Grosso do Sul, Amazonas e Roraima. A CPI é composta por 13 senadores e 13 deputados federais, e deve encerrar seus trabalhos ainda neste ano.
14/09/2012, 06h58 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 06h58
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00