Simon quer investigação sobre eventual acordo em CPI — Rádio Senado

Simon quer investigação sobre eventual acordo em CPI

LOC: O SENADOR PEDRO SIMON QUESTIONA A CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DA CPI MISTA DO CACHOEIRA. 

LOC: O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO GARANTIU QUE O RELATÓRIO FINAL VAI INCLUIR A CONSTRUTORA DELTA NACIONAL. 

(Repórter O senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, apresentou um requerimento ao Conselho de Ética e à Corregedoria do Senado pedindo que seja investigado um eventual acordo entre os partidos para a CPI Mista do Cachoeira não avançar. Ele citou que, nos quatro meses de trabalho, a CPI se limitou a analisar o que a Polícia Federal e o Ministério Público já descobriram do esquema de corrupção do contraventor Carlos Ramos, conhecido por Carlinhos Cachoeira. O senador criticou a suspensão das sessões públicas em setembro. Simon ainda questionou a não aprovação das quebras de sigilo das empresas de fachada de Cachoeira por envolverem a construtora Delta, que tem contratos com o governo federal e com diversos estados. Ao citar o que chamou de tentativa de sabotagem à CPI, Pedro Simon declarou que a limitação das investigações é uma decisão de alguns, e não um posição do Congresso Nacional, que apoiou a criação da CPI. 

(Pedro Simon) Os membros da CPI que estão participando dessa maioria que está agindo e que estão agindo desta maneira que assumam a responsabilidade. Mas que fique claro que não é o Congresso Nacional nem o Senado Federal. Essa atitude vergonhosa, humilhante e vexatória que eles estão fazendo e que ficará na história para sempre do Congresso Nacional, eles assumam. Eu peço desculpas ao povo brasileiro, que não merece.


(Repórter) O vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira, do PT mineiro, negou qualquer tentativa de boicote à CPI. 

(Paulo Teixeira) Temos o maior respeito e admiração pelo senador Simon. Mas ele se equivoca quando faz um juízo dessa natureza porque ele terá que esperar o relatório final. E só no relatório final é que ele verá se houve equívoco ou não. Como estou entendendo que o relatório final será um bom relatório e que vai denunciar todos os envolvidos com essa máfia criminosa, creio que é uma precipitação esse julgamento feito pelo senador. 

(Repórter) A CPI do Cachoeira retomará os trabalhos na última semana de setembro ou na primeira de outubro, quando o relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, vai apresentar um balanço das investigações.
13/09/2012, 07h06 - ATUALIZADO EM 13/09/2012, 07h06
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00