Comissão de Meio Ambiente debate realidade do bioma Cerrado — Rádio Senado

Comissão de Meio Ambiente debate realidade do bioma Cerrado

LOC: A REALIDADE DO BIOMA CERRADO FOI DEBATIDA, NESTA QUINTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PROMOVIDA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE.  

LOC: O ENCONTRO REUNIU REPRESENTANTES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS, DE ÓRGÃOS DO GOVERNO, ALÉM DE AMBIENTALISTAS E PESQUISADORES DO TEMA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O auditório Petrônio Portela ficou lotado para a audiência pública que discutiu a situação do Cerrado brasileiro. E é esse tipo de mobilização em torno do tema que o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, presidente da Comissão de Meio Ambiente, considera fundamental para fazer com que o Cerrado seja incluído, na Constituição, como patrimônio Nacional. 

(Rodrigo Rollemberg) Nós conseguimos, o Brasil, o mundo conseguiu se mobilizar em torno da defesa da Floresta Amazônica. Isso é uma conquista extraordinária. Mas nós não conseguimos até hoje a mesma mobilização em torno do bioma Cerrado. O Cerrado ainda é visto por muitos de forma completamente equivocada, errada, apenas como um local de expansão da agricultura brasileira. E portanto nós precisamos nos mobilizar. 

(Repórter) Na avaliação do presidente da Embrapa, Pedro Arraes, é possível equilibrar a preservação ambiental com a vocação do Cerrado para a agricultura. 

(Pedro Arraes) Fazer com que o Cerrado possa efetivamente ser um celeiro do mundo, mas nós temos que sim, fazer com que a exploração do Cerrado ela seja de uma forma totalmente sustentável, ela seja em harmonia com a natureza, e nós temos certeza que isso é possível. 

(Repórter) Representante do movimento das quebradeiras de coco, Maria Alice Machado Aires reclamou do tratamento recebido pelas comunidades tradicionais na região. 

(Maria Alice Machado Aires) As nossas populações estamos sendo despejadas, estamos sendo ameaçadas, quilombolas sendo assassinados, indígenas, agricultores familiares e todos extrativistas, que lutam em defesa do mundo e em defesa da vida. 

(Repórter) Também o coordenador geral da mobilização dos povos indígenas do Cerrado, Hiparidi Xavante, defendeu a preservação das culturas tradicionais. 

(Hiparidi Xavante) Esse país está praticando etnocídio e genocídio. Está assumindo que está preparado para acabar com os povos indígenas, em vez de se orgulhar que essa riqueza de nossa cultura. Nunca se fala da importância do Cerrado para que as culturas sobrevivam. Não se fala isso. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, lamentou as dificuldades que os projetos em benefício do meio ambiente têm para ser aprovados no Congresso. 

(Jorge Viana) A causa ambiental lamentavelmente aqui é minoritária, não tem voto nesta Casa, não tem voto na Câmara. A gente tem na Câmara ampla maioria de pessoas que não tem interesse numa conversa como essa. O negócio deles é outro. E aí, quando chega na hora de decidir a lei que pode prejudicar ou ajudar o Cerrado ou a Amazônia, qual é a lei que é aprovada? A que prejudica. 

(Repórter) Em 2010, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição que transforma o Cerrado e a Caatinga em patrimônio nacional. Atualmente, a matéria está em análise na Câmara dos Deputados.
13/09/2012, 07h48 - ATUALIZADO EM 13/09/2012, 07h48
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00