Senado aprova projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso — Rádio Senado

Senado aprova projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE CUIDADOR DE PESSOAS IDOSAS.

LOC: PARA EXERCER A FUNÇÃO, OS PROFISSIONAIS DEVERÃO SER MAIORES DE IDADE, TER O ENSINO FUNDAMENTAL E CONCLUIR CURSO DE FORMAÇÃO NA ÁREA. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: O cuidador de idoso é o profissional que deve "buscar a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa em relação a si, à sua família e à sociedade". Esta é a definição, no projeto que regulamenta a profissão de cuidador, aprovado em decisão unânime e terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. As exigências para a atividade são ter, pelo menos, 18 anos, ensino fundamental completo e concluir o curso de formação específico em instituições reconhecidas. Mas, para o autor da proposta, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, o primeiro requisito deve ser a vontade de ser cuidador.

(Waldemir Moka) Ela é uma pessoa para fazer companhia e auxiliar as pessoas com uma certa idade nas suas limitações, físicas ou não. E nós vamos precisar cada vez mais da figura do cuidador, porque hoje o filho que normalmente cuidava do pai ou da mãe, isso tudo hoje na sociedade nossa é muito difícil. Nós precisamos de profissionais experientes, capacitados, mas principalmente, de gente vocacionada.

(Repórter) O relatório, da senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, esclareceu dúvidas sobre os limites da atuação do cuidador, para que não se confunda com atividades de médicos e enfermeiros. Entre as funções dos profissionais estão prestar apoio emocional e auxiliar na higiene pessoal, na alimentação e na locomoção dos idosos, em especial em atividades de educação, cultura, recreação e lazer. O projeto estabelece ainda que se o cuidador submeter o idoso a maus tratos, as penas previstas no Estatuto do Idoso serão aumentadas em um terço. Vários senadores destacaram a importância da proposta, principalmente pela expectativa de envelhecimento da população brasileira. Hoje, há cerca de 20 milhões de idosos no País, 32 para cada 100 jovens. A previsão é que, em 2050, o Brasil tenha 63 milhões de idosos, 164 para cada 100 jovens.
12/09/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 01h25
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00