Senado homenageia os 30 anos da ABMES — Rádio Senado

Senado homenageia os 30 anos da ABMES

LOC: O SENADO FEDERAL PRESTOU HOMENAGEM NESTA SEGUNDA-FEIRA AOS 30 ANOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR.  

LOC: A CERIMÔNIA, NO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL, FOI SUGERIDA PELO SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, EM RECONHECIMENTO AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ENTIDADE. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, ABMES, representa 400 instituições particulares, de todas as regiões do País. Entre as metas do Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso, está dobrar o numero de matrículas no ensino superior de seis milhões para, pelo menos, doze nos próximos dez anos. Hoje, 70 por cento das vagas do ensino universitário estão no setor privado. Por isso, a busca da ampliação das vagas e da qualidade no ensino. O senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, autor do pedido para a sessão de homenagem, afirmou que a educação superior só terá qualidade com a garantia do bom ensino básico 

(CRISTÓVAM) Como vocês podem ajudar para que esse plano nacional de educação em debate se transforme em um plano nacional para a criação de um sistema nacional do conhecimento e da inovação, que começa lá em baixo, porque no momento que estamos nos orgulhando do número de alunos, o relatório da Unesco aponta o Brasil como o oitavo país do mundo em número de analfabetos. 

(REP) O fundador da ABMES, professor Cândido Mendes, citou entre os maiores desafios para o ensino superior privado a melhoria da pesquisa e extensão. Ele elogiou a abertura de financiamento oferecido pelo BNDES 

(CANDIDO MENDES) Neste momento, estamos sentindo a recuperação das universidades filantrópicas, que praticamente estavam em extinção...felizmente essa perspectiva muda agora porque por um lado temos as novas determinações do BNDES que a partir deste ano dará condições de financiamento que são absolutamente únicas. 

(REP) A Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou o trabalho da Associação e a necessidade crescente de valorização do ensino superior no País 

(ANA AMÉLIA) não adianta crescermos economicamente, se a cidadania não existe sob a forma da educação do nosso povo, em todos os sentidos. 

(REP) A ABMES teve participação ativa nos debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o aperfeiçoamento do Fundo de Apoio ao Estudante do Ensino Superior - FIES.
03/09/2012, 01h56 - ATUALIZADO EM 03/09/2012, 01h56
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00