Subcomissão debate problemas enfrentados pela aviação agrícola — Rádio Senado

Subcomissão debate problemas enfrentados pela aviação agrícola

LOC: A AVIAÇÃO AGRÍCOLA E AS EMPRESAS DE SERVIÇOS AUXILIARES DE TRANSPORTE AÉREO FORAM OS TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA NA SUBCOMISSÃO DE AVIAÇÃO CIVIL. 

LOC: ESTA FOI A PENÚLTIMA AUDIÊNCIA DA SUBCOMISSÃO QUE AO FINAL DOS TRABALHOS VAI ELABORAR UM DOCUMENTO COM PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES PARA O SETOR. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, Nelson Paim, afirmou durante a audiência que o setor enfrenta sérios problemas, como os altos custos dos combustíveis, falta de formação de profissionais e alta carga tributária. Segundo ele, nos últimos dois anos o setor vem sofrendo uma grande pressão ambiental e sendo condenado como grande poluidor do meio ambiente. Ele pediu a intervenção do Congresso Nacional no sentido de rejeitar dois projetos em discussão na Casa que proíbem a aviação agrícola no País. Recentemente o IBAMA proibiu o uso de quatro tipos de defensivos agrícolas. Ele lembrou que esses produtos são fiscalizados e quando utilizados de forma correta não oferecem risco para o meio ambiente e para a população. Nelson Paim disse que se a decisão for mantida, o país vai sofrer um enorme prejuízo. 

(Paim) Só nessa safra o prejuízo é de 20 por cento da produção agrícola em 2012, causando um prejuízo financeiro de 24 bilhões, causando a falta de alimento do Mundo,vai causar uma quebra na cadeia econômica do Brasil, redução das exportações e queda da Balança Comercial. 

(REPÓRTER) A subcomissão da Aviação Civil vai elaborar um documento com propostas de políticas públicas e ações para o setor que será encaminhado à Presidente da República Dilma Roussef. O presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins lembrou que o trabalho dos senadores está chegando ao fim. 

(Vicentinho) Estamos caminhando para o final do roteiro traçado quando instalamos a subcomissão. Prevíamos 20 audiências públicas, essa é a 19 portanto eu quero, antes de encerrar agradecer a presença de todos que vem contribuindo de forma permanente com sugestões para o nosso relatório. 

(REPÓRTER) A última reunião da Subcomissão de Aviação Civil está marcada para o dia 12 de setembro e vai ouvir representantes dos Ministérios do Planejamento, Fazenda, Integração Regional e Turismo e Cidades.
29/08/2012, 12h37 - ATUALIZADO EM 29/08/2012, 12h37
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00