Projeto determina que créditos de pré-pagos sejam divulgados na internet — Rádio Senado

Projeto determina que créditos de pré-pagos sejam divulgados na internet

LOC: AS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL DEVERÃO MANTER, NA INTERNET, INFORMAÇÕES SOBRE USO DE CRÉDITOS DE PLANOS PRÉ-PAGOS. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO QUE ESTÁ NA PAUTA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DESTA TERÇA-FEIRA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

TEC: O objetivo do projeto é garantir ao consumidor maior acesso a informações sobre os serviços contratados de telefonia móvel. A autora, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, afirma que por causa da diversidade de planos e promoções, as informações ao consumidor não são claras. A relatora, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, vai apresentar parecer favorável ao projeto, e ressalta que os assinantes têm dificuldades de acompanhar seus gastos. Para Vanessa Grazziotin, os planos de serviço pré-pago lideram as reclamações feitas a órgãos de defesa do consumidor, o que mostra a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços. Ela lembra que as operadoras já dispõem de sistemas informatizados para controle da utilização dos créditos, por isso, colocar essa informação na internet não teria custo elevado para as empresas, e além disso, beneficiaria os consumidores. O Senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor,destaca que os gastos do brasileiro com telefonia móvel estão cada dia mais altos: 

(ROLLEMBERG) Segundo dados da união internacional de telecomunicações, as despesas com telefonia celular hoje já representam cerca de oito por cento dos gastos dos brasileiros. Portanto, hoje estamos a exigir medidas austeras, rigorosas para que possamos garantir um serviço de qualidade a todos os consumidores brasileiros 

(REPÓRTER) Como o projeto é Terminativo, caso seja aprovado na Comissão poderá seguir para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de aprovação no plenário.
27/08/2012, 01h20 - ATUALIZADO EM 27/08/2012, 01h20
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00