Estudantes entregam assinaturas por aprovação da Reforma Política — Rádio Senado

Estudantes entregam assinaturas por aprovação da Reforma Política

LOC: ESTUDANTES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ENTREGARAM NESTA QUARTA-FEIRA AOS PARLAMENTARES AS ASSINATURAS PARA O PROJETO DE INICIATIVA POPULAR DA REFORMA POLÍTICA.

LOC: MAIS UMA VEZ A IMPORTÂNCIA DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS VEIO À TONA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(REPÓRTER): Preocupados com a corrupção e o mau uso do dinheiro público, vários estudantes da rede de ensino do Distrito Federal decidiram pressionar pela aprovação urgente da Reforma Política. Atualmente vários projetos modificando o sistema político eleitoral brasileiro estão em discussão no Congresso. A Câmara dos Deputados deve votar a proposta da Reforma Política em uma comissão especial que analisa o assunto. No Senado várias propostas estão prontas para votação em Plenário. Recentemente as investigações da CPI Mista do Cachoeira revelaram a ligação entre o esquema de corrupção com o caixa dois das campanhas eleitorais. Mais uma vez veio à tona a importância da discussão de um dos pontos mais polêmicos da reforma política: o financiamento Público de Campanhas. Para o presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará esta é a única maneira de resolver o problema.

(Eunício) Eu sinceramente sou um defensor ardoroso do financiamento público de campanha. Não pela CPI do Cachoeira, mas pelos fatos repetidos que a gente tem assistido em todo o Brasil. Seria a forma mais adequada, mais equilibrada, tanto dá o equilíbrio do ponto de vista ética e moral como dá equilíbrio do ponto de vista da concorrência entre todos os participantes de forma igualitária.

(REPÓRTER) A PEC do Financiamento Público de Campanha é de autoria do presidente do Senado, José Sarney e está na pauata de votações do Plenário. Um dos alunos que participaram da manifestação pela urgência na aprovação da Reforma Política, Adriano Amoras, defende a proposta. Ele considera injusto o sistema atual.

(Adriano Amoras) É injusto que alguns deputados tenham mais privilégios do que outros. Às vezes um deputado que tem uma condição maior, mas as propostas deles não são melhores vem... de um deputado que é melhor e tem condições menores de expor as expressões dele. Eu acho que é justo e é o que deve ser para ser realmente democrático.

(REPÓRTER) Os alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal defendem ainda o voto em lista pré-ordenada e transparente, mais vagas para mulheres e com critérios para a inclusão de vários segmentos da sociedade.
22/08/2012, 01h15 - ATUALIZADO EM 22/08/2012, 01h15
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00